Exportação recorde de suínos não evita queda de preço no Brasil

Foto: Lucas Cardoso/Embrapa

Assim como já era esperado pelo setor suinocultor nacional, a demanda externa pela carne continuou firme em 2021, e as exportações brasileiras da proteína atingiram novos recordes. Já no mercado nacional, pesquisadores do Cepea ressaltam que o desempenho ficou aquém do esperado por agentes pelo setor. Com o poder de compra da maior parte da população fragilizado, a demanda doméstica esteve fraca, o que resultou em queda nos preços da carne e do animal vivo.

Outro fator que marcou o ano de 2021 foi o elevado custo de produção. Além do forte aumento verificado nos preços do milho e do farelo de soja, principais insumos da atividade, a energia elétrica e os combustíveis também encareceram neste ano.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: