Ucrânia: Incêndio atinge maior usina nuclear da Europa após ataque russo

Imagem: Reprodução/Twitter

Um incêndio foi registrado na usina nuclear de Zaporizhzhia, na Ucrânia, na noite desta quinta-feira (3) – manhã de sexta-feira (4) no horário local. Segundo Dmytro Orlov, prefeito de Energodar, cidade vizinha do município onde fica localizada a maior usina da Europa, o fogo começou após o ataque das tropas russas. Uma explosão em Zaporizhzhia poderia ser até 10 vezes pior que a de Chernobyl, ocorrido em 1986.

“Como resultado do contínuo bombardeio inimigo de prédios e unidades da maior usina nuclear da Europa, a usina nuclear de Zaporizhzhia está pegando fogo”, disse Orlov em seu canal Telegram.

Mais cedo, o prefeito fez um aviso nas redes sociais sobre o avanço dos russos e disse que “tiros altos podem ser ouvidos na cidade”.

Um porta-voz da usina também confirmou o relato de incêndio à agência de notícias AFP.

A Agência Internacional de Energia Atômica, ligada às Nações Unidas, pediu que as tropas russas e ucranianas deixassem a área próxima à da usina.

A Rússia já tomou a extinta usina de Chernobyl, a cerca de 100 quilômetros ao norte de Kiev, capital da Ucrânia.

*Com informações do G1 e agências de notícias

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: