Inmet aponta mudança climáticas no Brasil na últimas três décadas

Foto: Pefeitura de Jequié/BA

A nova edição das Normais Climatológicas 1991-2020 apresenta os valores médios das variáveis meteorológicas das últimas três décadas, compreendendo o período de 1º de janeiro de 1991 a 31 de dezembro de 2020, com o objetivo de proporcionar orientação, informação e assistência à comunidade científica, ao agronegócio e às instituições públicas e privadas nacionais e internacionais sobre o clima no Brasil, uma vez que podem ser utilizados em diversas atividades econômicas, em especial pelo produtor rural e no agronegócio em geral, além do setor de geração de energia (hidráulica, eólica ou solar) e de atividades esportivas e lazer, planejamento urbano, entre outros.

Um importante exemplo de aplicação das normais, refere-se ao zoneamento agroclimático: ferramenta que possibilita implementar um determinado cultivo em uma dada região, considerando o seu risco climático.

Tais valores servem de referência para a definição do clima em determinados locais, especialmente à partir do ano 2000, quando a vulnerabilidade natural do clima terrestre motivou uma preocupação constante com a mudança climática global, seja por causas naturais ou por interferência das atividades humanas.

Segundo os especialistas do Inmet, os eventos extremos de chuvas na Bahia e em Petrópolis (RJ), ocasionados entre dezembro de 2021 e fevereiro de 2022, bem como a onda de calor que marcou a Região Sul no mesmo período, aconteceram em decorrência das novas variabilidades climáticas. Por isso, especialmente, a necessidade da entrega de uma nova edição das normais climatológicas.

Com a importância cada vez maior de se acompanhar tais mudanças e seus impactos na economia, no meio-ambiente, na saúde e a ocorrência de mais desastres naturais, torna-se fundamental a atualização dos cálculos das normais ao longo dos anos, visando identificar possíveis mudanças no padrão das variáveis meteorológicas.

Levando isso em conta, comparou-se dados de normais climatológicas anteriores com as atuais para que a análise das mudanças climáticas fosse mais bem realizada.

De acordo com os especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a intervenção humana é uma das causas mais prováveis de comportamento das variáveis meteorológicas e, consequentemente, das mudanças climáticas observadas.

As Normais Climatológicas 1991-2020, contendo mapas e planilhas correspondentes a todos os parâmetros calculados, bem como textos explicativos que poderão auxiliar com informações necessárias para a pesquisa desejada, estão disponíveis aqui: https://portal.inmet.gov.br/normais

O Inmet lançou a edição Normais Climatológicas do Brasil 1991-2020 nesta quarta-feira, durante o evento online em comemoração ao Dia Meteorológico Mundial 2022.

O Inmet representa o Brasil junto à Organização Meteorológica Mundial (OMM) desde 1950.

Do Inmet

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: