Assembleia Legislativa do RS vai realizar audiência sobre o setor leiteiro

Foto: Divulgação

A Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca e Cooperativismo da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovou, nesta quinta-feira (24), requerimento para a realização de audiência pública sobre o setor lácteo, que enfrenta uma das maiores crises dos últimos anos.

O pedido de audiência pública, feito pelo setor leiteiro, foi aprovado por unanimidade pelos oito deputados presentes na reunião, que ocorreu de forma híbrida (online e presencial).

O objetivo da audiência pública é alertar o governo do RS sobre o impacto negativo que Fator de Ajuste de Fruição (FAF) tem sobre a atividade leiteira.

“É muito perigoso o que está acontecendo. Não podemos correr o risco de enfraquecer o setor, que é muito importante para a economia, para os empregos, para o Rio Grande do Sul todo”, diz o deputado Zé Nunes.

Segundo o secretário-executivo do Sindicato Indústria de Laticínios do RS (Sindilat/RS), Darlan Palharini, a audiência será mais uma oportunidade de expor a preocupação de toda a cadeia produtiva com a implementação do decreto 56.117, que agrava a perda de competitividade do setor ao instituir o FAF.

“É importante que o governo do estado comece de fato um diálogo para que possamos avançar na questão. É urgente que se tome medidas para que os produtores gaúchos não parem de produzir e para que não percamos mais a nossa competitividade frente a outros estados”, ressaltou Palharini.

A audiência, ainda sem data confirmada pelo Parlamento, deve ter diversos convidados. Entre eles, a Casa Civil, a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), além de entidades representantes do setor lácteo, segundo Zé Nunes.

Estiveram presentes na reunião desta quinta-feira os deputados Zé Nunes (PT), Clair Kuhn (MDB), Ernani Polo (PP), Elton Weber (PSB), Paparico Bacchi (PL), Vilmar Zanchim (MDB), Capitão Macedo (PSL), Dr. Thiago Duarte (DEM) e Adolfo Brito (PP).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: