AgroBrasília 2022: Primeiro concurso de inovação é sobre controle biológico

A AgroBrasília promove em 2022 seu primeiro desafio de soluções tecnológicas, que aborda o tema do controle biológico. Chamado Inova AgroBrasília, o concurso vai eleger e premiar o melhor projeto – que pode ser um produto, um processo ou um serviço. Podem participar do desafio empresários, acadêmicos e pessoas empreendedoras de todo o país, que devem se organizar em equipes e startups, com ideias inovadoras em qualquer estágio de maturidade. As inscrições para o Inova vão até o dia 1º de abril e são feitas no site http://agrobrasilia.com.br/inovagrobrasilia/. As três etapas do concurso ocorrerão virtualmente.

O assunto, controle biológico de pragas e doenças em lavouras, ganha ainda maior importância na pauta do agro em razão dos problemas nas cadeias de suprimento de insumos como defensivos agrícolas, causados pelos conflitos geopolíticos recentes em países exportadores de matérias-primas. Mas antes também estava na agenda do setor, em razão da urgência em torno da questão ambiental e porque o consumidor, interno ou dos países que importam produtos agrícolas do Brasil, exige práticas sustentáveis na produção de alimentos.

Uma prova do interesse do agro por soluções biológicas é encontrada em levantamento da Associação Brasileira das Empresas de Controle Biológico (ABCBio), feito na safra 2017/2018. O estudo apontava que cerca de 40% dos produtores brasileiros usavam produtos biológicos para controle de pragas e doenças, movimentando um mercado nacional estimado em R$ 528 milhões; o valor do mercado global estava em 3,8 bilhões de dólares.

E, de acordo com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), parceira da AgroBrasília na realização do Inova, muitas das tecnologias e soluções biológicas disponíveis hoje vieram de empresas que começaram como startups. “Assim, um dos objetivos do desafio é trazer as tecnologias desenvolvidas nesse ecossistema de inovação, formado por startups, pequenas empresas, grupos de estudo em universidades, por exemplo, para o campo, como alternativas ao manejo fitossanitário das lavouras. Será uma competição de alto valor agregado diante do momento que a agricultura brasileira vive”, explica o coordenador de Inovação Digital da Embrapa, Ricardo Araújo.

Além da AgroBrasília e da Embrapa, participam da realização do desafio a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal (Seagri-DF) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF).

Como funciona

O Inova tem três fases. Serão aceitas inscrições de equipes e startups de todo o País, considerando empresas constituídas há menos de cinco anos, startups que se encontram em qualquer nível de maturidade, e equipes ou grupos de trabalhos com projetos em início de desenvolvimento. Não poderão ser inscritas soluções comercializadas há mais de 24 meses, considerando o prazo final para submissão da proposta.

A primeira fase é a de homologação, em que é necessária a confirmação da inscrição das equipes e startups e o detalhamento da solução proposta. A inscrição será feita por meio do preenchimento de um formulário, que deverá ser acompanhado pelo detalhamento do projeto em um pitch – uma breve apresentação –, em vídeo de até três minutos.

A segunda fase é classificatória, em que os organizadores do concurso irão selecionar até dez das propostas homologadas na primeira fase. Contra a decisão da comissão organizadora não cabe recurso. Os aspectos avaliados serão viabilidade técnica, diferencial da solução proposta e potencial de impacto.

A terceira fase é a competição em si, quando será escolhida a proposta vencedora como “Melhor solução para o controle biológico”. A apresentação das propostas finalistas deverá, preferencialmente, ser feita remotamente, com transmissão ao vivo. Caso os finalistas optem pela apresentação presencial, deverão seguir calendário fixado pela organização.

Veja o cronograma do desafio:

Inscrições: 14/3/2022 a 1º/4/2022

Fase classificatória: 4/4/2022 a 29/4/2022

Fase final: 11/5/2022 a 14/5/2022

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Um comentário em “AgroBrasília 2022: Primeiro concurso de inovação é sobre controle biológico

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: