Agropecuária

Otimismo marca lançamento da Fenasul Expoleite

Fotos: JM Alvarenga/Divulgação

Com a participação de autoridades e representantes das entidades promotoras e apoiadoras, a Fenasul Expoleite foi lançada oficialmente nesta quarta-feira (11), no pavilhão do gado leiteiro do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). A feira ocorrerá entre os dias 18 e 22 deste mês, com diversas atrações em sua programação.

Em seu discurso, o governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a importância da retomada da feira, depois de dois anos de suspensão devido à pandemia de covid-19. “A cadeia leiteira tem grande representatividade na pecuária gaúcha, e a Fenasul Expoleite é a oportunidade de os produtores mostrarem o melhor da genética do rebanho. O governo do estado estará à disposição, por meio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, para apoiar este grande evento.”

Já o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Domingos Velho Lopes, anunciou que transferirá o seu gabinete para o Parque Assis Brasil durante os dias da feira. “A orientação do governador é estar próximo dos grandes eventos do estado para valorizar nosso agronegócio. Na Fenasul Expoleite, vamos mostrar para toda a sociedade a importância da pecuária leiteira e de todos os parceiros desta feira.”

O secretário acrescentou que, além da exposição dos animais, a feira é fundamental para que o setor leiteiro e demais cadeias produtivas da agropecuária promovam debates técnicos e encaminhem soluções para suas demandas. Ele também fez um agradecimento às entidades parceiras, a prefeitura de Esteio e à subsecretária do Parque Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, que será anfitriã do evento pela primeira vez.

O prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, afirmou que “a Fenasul Expoleite preserva as suas origens, mas agrega e valoriza outros setores da economia e promove provas e competições de diferentes raças.” Neste ano, pontuou, a feira apresenta uma programação cultural variada e uma valorização aos empreendedores da região, unindo o campo e a cidade.

“Não tenho dúvida alguma que será uma grande feira e que marcará o retorno da Fenasul Expoleite, mas que também marcará este novo momento do evento, um dos mais tradicionais do estado”, ressaltou Pascoal.

O presidente da Gadolando, Marcos Tang, fez igualmente um agradecimento às parcerias para a realização da Fenasul Expoleite e destacou a qualidade dos animais que participarão do evento. “Todas as raças leiteiras estarão presentes. Teremos o Holandês, o Jersey, o Girolando, os Búfalos, pela primeira vez, e o Simental. O gado de corte também estará representado, porque esta Fenasul Expoleite terá em sua programação debates na área de carne”, informou Tang.

O dirigente da Gadolando acrescentou que as raças equinas Mangalarga Marchador e Crioula terão provas na feira. “Esta é a grande oportunidade para conseguirmos unir o campo e a cidade. E, para 2023, já está acertada a data para o evento, que será entre 17 e 21 de maio. A definição de data e local são patrimônios de uma feira.”

O presidente da Febrac, João Francisco Wolf, disse ter certeza sobre o sucesso do evento nesta edição de sua retomada de atividades. “A nossa sociedade quer muito esta feira, que une o povo da cidade e o da área rural para saber o que o setor vem fazendo. O agro não parou durante a pandemia.”

O presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira, assinalou que a Expoleite/Fenasul é mais uma bela utilização do Parque de Exposições Assis Brasil. “O evento traz destaque ao setor leiteiro, que é um importante pilar da economia do agronegócio do Rio Grande do Sul.”

Para o presidente da Fetag-RS, Carlos Joel da Silva, a retomada da Fenasul Expoleite é muito importante para a agricultura e a pecuária familiar, porque representa um espaço para comercialização e “para mostrar o que temos de melhor no setor produtivo”. Segundo ele, a Fetag-RS estará representada pelas agroindústrias e pelos produtores de leite, em sua maiores da agricultura familiar.

O evento, que chega à 16ª edição da Fenasul e 43ª edição da Expoleite, contará com exposição de bovinos de leite, bovinos de corte, bubalinos, equinos e aves, assim como julgamentos de raças, além de provas equestres, como a classificatória ao Freio de Ouro, Multifeira de Esteio, shows musicais, produtos da agricultura familiar, palestras e seminários, entre outras atividades. A entrada ao público no parque nos dias do evento será gratuita.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading