Agropecuária

Abrapa: Comercialização da safra de algodão 2021/22 atinge 72%

Foto: Abapa/Divulgação

Do Broadcast

A comercialização de algodão da safra 2021/22 atingiu 72% da produção estimada, informa a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), em relatório mensal de safra. Da safra 2020/21, a Abrapa projeta que 99% da pluma produzida tenha sido comercializada. “O algodão brasileiro está no último trimestre do ano safra 2020/21. Restam três meses para a entrega dos últimos negócios para o mercado doméstico e internacional”, diz a Abrapa.

Em relação à produção da safra 2021/22, a Abrapa manteve sua estimativa de produção em 2,82 milhões de toneladas em 21/22 – aumento de 19,6% ante o ciclo anterior, com previsão de produtividade de 1.785 Kg/hectare. “O mês de abril foi caracterizado por pouca chuva nas lavouras de algodão brasileiras, mas no geral a expectativa de uma boa safra permanece”, aponta a Abrapa.

Segundo a associação, a colheita da safra atingia 0,2% da safra até o início deste mês. Nas principais regiões produtoras, as lavouras estão na fase de formação das maçãs e nas áreas de primeira safra começa a maturação”, disse a entidade. O país plantou 1,579 milhão de hectares com algodão na safra atual, 15,2% acima do ciclo anterior, segundo a entidade.

Exportações

De acordo com a Abrapa, a exportação brasileira no acumulado da safra 2020/21, de 1,518 milhão de toneladas comercializadas ao mercado externo de agosto do ano passado a abril deste ano, é 28,4% inferior ao volume exportado em igual período do ano anterior.

A China continua sendo o principal destino das exportações brasileiras (444 mil toneladas) e representa 32% das exportações acumuladas. “Os destinos China, Paquistão e Vietnã representam 70% da queda acumulada das exportações, até o momento”, observa a entidade.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading