Farsul lança Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru no RS

Imagem: Reprodução Zoom

A Farsul lançou, nesta quinta-feira (19), o Índice de Insumos para a Produção de Leite Cru no Rio Grande do Sul (ILC-RS). Trata-se de um indicador que trará informações mensais sobre os custos de produção da matéria-prima dentro da propriedade leiteira. O ILC também servirá como mais uma ferramenta para embasar as negociações entre a base produtora e a indústria láctea no momento da fixação do preço de referência mensal do leite ao produtor. O lançamento do ILC-RS coincidiu com a abertura da Fenasul Expoleite 2022, que vai até domingo (22), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

A criação do ILC-RS foi uma reivindicação dos movimentos da base produtora, como o Construindo Leite Brasil, atendida pela Farsul, através de sua Comissão de Leite e Derivados e de sua equipe econômica. Entidades como a Fetag-RS, Gadolando, Gado Jersey-RS e Fetraf-RS também apoiaram o desenvolvimento do nova metodologia de cálculo dos custos de produção do leite dentro da propriedade, que também servirá para os produtores mensuar a sua  eficiência e a rentabilidade da atividade.

Entre os objetivos do ILC-RS estão suprir os produtores de dados e informações que possam auxiliá-los nas discussões que envolvam a cadeia de leite; determinar, de forma transparente, os principais itens que compõem o custo da produção das propriedades de leite do RS; informar a sociedade sobre a realidade do produtor no campo; mensurar o comportamento histórico dos últimos seis anos dos custos dos insumos; e gerar relatório mensal com análise dos resultados da variação dos insumos que formam a cesta do mês anterior.

O novo índice da cadeia de leite gaúcha será calculado com base nos custos dos seguintes itens e peso: concentrado (56,49%), volumoso (21,77%), adubação de pastagem (12,35%), suplementação mineral (4,73); energia (3,22%) e combustível (1,44%). O ICL-RS foi desenvolvido pelo economista Rui Silveira Neto, que integra a equipe econômica da Farsul, coordenada pelo economista-chefe Antônio da Luz.

Márcia Muller, presidente da Comissão do Leite e Derivados da Farsul – Reprodução: Zoom

Marco histórico

De acordo com Antônio da Luz, o ILC-RS servirá para ajudar a reduzir as assimetrias na cadeia láctea, a fim de estabelecer uma relação mais harmoniosa entre os seus diferentes elos. O índice, destacou o economista-chefe da Farsul, contribuirá para que o produtor tenha uma condição mais justa. A evolução do ICL-RS será calculado com base nos custos de produção das quatro praças leiteiras do estado.

Para os produtores, o lançamento do ILC-RS é um marco histórico para a cadeia leiteira gaúcha. A solenidade, presencial e online, foi coordenada pela presidente da Comissão do Leite e Derivados da Farsul, Márcia Muller e pelo subcoordenador e membro do Construindo Leite Brasil, Leonel Fonseca. Representantes de entidades como Fetag-RS e Gadolando também participaram do anúncio.

Alguns representantes da base produtora participaram da solenidade de forma remota. Entre eles, o produtor Rafael Hermann, de Boa Vista do Cadeado. Ele enfatizou que o ILC-RS é uma conquista que vai dar outra dimensão à categoria na busca por valorização da atividade leiteira. O produtor goiano Marco Sérgio Xavier, presidente da Aproleite GO, também elogiou a iniciativa e lembrou que Goiás já tem seu ILC. “Temos que levar o ILC para o restante do Brasil”, assinalou.

Joel Dalcin, Marco Sérgio, Rafael Hermann e Leonel Fonseca, representantes dos movimento da base dos produtores de leite

 

 

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: