Bahia Farm Show, onde a inovação e os produtores rurais se encontram

Foto: Bahia Farm Show/Divulgação

Uma cidade levantada em meio ao cerrado baiano para demonstrar as principais tecnologias oferecidas pelo setor agrícola. Esta é a Bahia Farm Show, uma das maiores feiras de tecnologia agrícola do país, que começou nessa terça-feira (31) e vai até sábado (4), em Luís Eduardo Magalhães, no oeste baiano.

Nesta edição, o agrovento recebe mais de 360 empresas, que estão expondo máquinas, equipamentos, implementos e tecnologias para proporcionar as melhores soluções para os produtores no campo.

Ao lado dos estandes das grandes colheitadeiras, pulverizadores e colheitadeiras, a principal novidade foi a criação de um novo pavilhão coberto com foco em tecnologias de menor porte, mas que podem trazer resultados que fazem a diferença na produtividade.

As tecnologias oferecem desde energia solar por bombeamento até medidores de temperatura e umidade do solo via bluetooth. Este aparelho, por exemplo, serve para a melhor tomada de decisão quanto à irrigação, controle de pragas, sementes e plantio.

“A vantagem é que o equipamento é pequeno, prático, substitui a estação meteorológica, com preço acessível para o produtor”, diz o engenheiro, Weslei Reis, da empresa Sigma Sensors.

 

Já o empresário Ricardo Duck participa da feira pela terceira vez e está expondo uma tinta térmica. “Ela age com a refletância solar e, em contato com o sol, reflete raios solares, diminuindo até 35% a temperatura interna e oferece conforto maior ao do ambiente.”

No novo pavilhão, ocorre uma mostra das tecnologias organizada por empresas e instituições como a Universidade Federal de Luís Eduardo Magalhães (UFOB). Ela está expondo soluções tecnológicas para o agronegócio, como controle de qualidade de sementes, solo, plantas e microrganismos, além de sequenciamento de DNA genético, controle de qualidade relacionada à doença de plantas, pragas e insetos nas lavouras.

“A ideia de estarmos na Bahia Farm Show é trazer a universidade para próximo da sociedade e fazer essas parcerias acontecerem” reforça o vice-diretor da UFOB em Luís Eduardo Magalhães, Taídes Tavares.

As tecnologias agrícolas estão sendo apresentadas em uma área de 191 mil metros quadrados, em um total de 61 ilhas de exposição, incluindo três pavilhões cobertos. No local, é possível conhecer as inovações desenvolvidas por jovens empresas. Entre elas, estão as startups orientadas pela Cyklo Agritech, maior aceleradora de projetos e startups do Matopiba (MA, TO, PI e BA) e localizada em Luís Eduardo Magalhães.

Para melhor atender os visitantes, o complexo oferece dois restaurantes, duas áreas de alimentação e uma nova área de food truck, além do parque de diversão para as crianças.

A entrada na feira custa R$ 20,00. Os ingressos podem ser comprados de forma antecipada no site: http://www.bahiafarmshow.com.br, ou presencialmente na bilheteria do evento.

Da redação, com Bahia Farm Show

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: