Auditores agropecuários federais fazem greve contra PL de autocontrole e por reestruturação da carreira

Foto: Divulgação

Do Broacast 

Auditores agropecuários federais entraram em greve nesta terça-feira (14) em protesto contra a votação do Projeto de Lei do Autocontrole (PL 1.293/2021). A paralisação deve durar até amanhã (quinta-feira, 15). Em nota, o Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa) afirma que a PL ameaça a segurança alimentar do país, e que a greve também se dá pela reestruturação da carreira, que ainda não foi atendida pelo governo federal.

Segundo o sindicato, a medida foi tomada pela insatisfação geral da categoria com o descaso do governo quanto à reestruturação da carreira dos auditores fiscais federais agropecuários (Affas), o que inclui perdas inflacionárias e defasagem salarial de cinco anos. Também reivindicam concurso público para suprir a demanda de mais 1.620 affas.

A entidade diz que também vem tentando ampliar o debate sobre a PL do Autocontrole, que terceiriza a auditoria e a fiscalização, atividades típicas de Estado. “A ideia é que a sociedade seja mais bem informada, com audiências públicas em comissões como a de Defesa do Consumidor e de Saúde.”

Para atividades que podem afetar diretamente o cidadão, como a liberação de cargas perecíveis e de animais domésticos para viagens, a entidade informa que haverá “ritmo normal de trabalho”. Segundo a Anffa, a paralisação não prejudicará a realização de diagnóstico de doenças e pragas, evitando comprometer programas importantes para o Brasil, de prevenção à febre aftosa, à Peste Suína Africana (PSA) e outras doenças que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

O sindicato informa que divulgará novos rumos da mobilização, conforme definição em votação interna.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: