Esmagamento da mandioca segue abaixo das expectativas

Foto: Joel Lamoglia/Embrapa

A moagem de raiz de mandioca tem ficado abaixo do esperado pelos agentes da indústria de fécula neste período de safra, resultado da menor área plantada em anos anteriores. Segundo pesquisadores do Cepea, a disponibilidade de lavouras de segundo ciclo está baixa e o interesse pela colheita de lavouras de um ciclo, reduzido. Além disso, muitos agricultores já estão priorizando os trabalhos de plantio da safra 2021/22.

Já do lado da demanda, a procura por parte da indústria de fécula continua fortalecida, o que tem levado empresas a intensificarem a disputa pela matéria-prima.

Quanto aos preços, entre 13 e 17 de junho, a média da mandioca posta fecularia foi de R$ 838,64/tonelada, com leve recuo de 0,2% frente à da semana anterior, mas expressivos 70,7% acima da verificada há um ano, em termos reais (deflacionamento pelo IGP-DI).

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: