PIB da Agropecuária cresce 14,9% no 2º trimestre em relação ao mesmo período de 2016

AAA maquina
IBGE atribui aumento à produtividade e a safras do segundo trimestre – Divulgação/Mapa

Mais uma vez, o setor rural tem o melhor desempenho da economia brasileira. Segundo o IBGE, o PIB da Agropecuária cresceu 14,9% no segundo trimestre deste ano, em relação a igual período de 2016. O número faz parte do acompanhamento do desempenho do Produto Interno Bruto, divulgado nesta sexta-feira (1º) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

O resultado do PIB Agropecuário pode ser explicado, principalmente, pelo desempenho de alguns produtos que têm safra relevante no segundo trimestre e pela produtividade, conforme o Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) de agosto.

Com exceção do café, que apresentou queda de 7,0% na estimativa de produção anual, as demais culturas apontaram crescimento na estimativa de produção anual e ganho de produtividade: milho (56,1%), soja (19,7%) e arroz (16,3%).

Desempenho no ano

No geral, o PIB do Brasil – soma de todas as riquezas do país – variou 0,2% na comparação do segundo contra o primeiro trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal. Na comparação com o segundo trimestre de 2016, o PIB variou 0,3%.

No acumulado em quatro trimestres, o PIB caiu 1,4% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. Já no primeiro semestre de 2017, o PIB apresentou variação nula em relação ao primeiro semestre de 2016. Em valores correntes, o PIB no segundo trimestre de 2017 alcançou R$ 1,639 trilhão.

O PIB variou 0,2% na comparação do segundo contra o primeiro trimestre de 2017, na série com ajuste sazonal. A agropecuária registrou variação nula (0,0%), a indústria caiu 0,5% e os serviços cresceram 0,6%.

Pela ótica da despesa, o consumo das famílias voltou a crescer após nove trimestres, com expansão de 1,4%. Já o consumo do governo (-0,9%) e a formação bruta de capital fixo  (-0,7%) registraram queda. No setor externo, as exportações de bens e serviços registraram variação positiva de 0,5%, enquanto que as importações de bens e serviços caíram 3,5% em relação ao primeiro trimestre de 2017.

Leia aqui mais sobre o PIB do segundo trimestre de 2017.

Da redação, com informações do IBGE

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: