AM: MPF confirma investigação de massacre de índios isolados

O Ministério Público Federal (MPF) do Amazonas confirmou que a Polícia Federal investiga o massacre de índios isolados na Terra Indígena Vale do Javari, extremo oeste do Amazonas. As mortes de indígenas conhecidos como “flecheiros” ocorreram em agosto no Rio Jandiatuba, afluente do Solimões, no município de São Paulo de Olivença, na fronteira com Peru e Colômbia. Os assassinatos são atribuídos a garimpeiros que exploraram a floresta.
“Confirmamos que houve as mortes dos índios isolados. O MPF e a PF estão investigando”, disse comunicado da assessoria de imprensa do MPF à Agência Amazônia Real.

Segundo o procurador da República Pablo Beltrand, autor do pedido de abertura de inquérito à PF, algumas pessoas (garimpeiros) estão sendo ouvidas e há diligências em andamento. “Não temos como dar detalhes sobre elas, no atual momento, para não atrapalhar a investigação”, afirmou.
A denúncia da morte dos índios isolados “flecheiros” por garimpeiros foi feita pela Coordenação Regional da Funai em Tabatinga. Indígenas ouvidos pela Amazônia Real disseram que o número de mortos ultrapassa 20 pessoas.
O novo massacre já é considerado o maior da Floresta Amazônica após os assassinatos de 16 Yanomami por garimpeiros há 24 anos.