Área cultivada de algodão deve avançar 20% no ciclo 2017/18

aaa 4 algodao clauber caetano pr
Algodão brasileiro deve ocupar maior área desde 2011/2012 –  Clauber Caetano/PR

A área plantada de algodão na safra 2017/2018 deve crescer 20%, chegando a 1.129,1 mil hectares, projeta a consultoria INTL FCStone. Caso isso se confirme, o Brasil terá no próximo ciclo agrícola a maior extensão já ocupada pela cotonicultura desde a temporada 2011/12.

Levando em consideração as expectativas da Associação Mato-Grossense dos Produtores de Algodão (Ampa), a INTL FCStone  estima que o estado aumente em 15% a extensão cultiva com algodão, passando para 720,5 mil hectares.

Aumento igual deve ser verificado em Mato Grosso do Sul, influenciado positivamente pelos rendimentos observados no ciclo 2016/17, que permitiu clima benéfico ao estado.

Bahia e Maranhão

No Nordeste – segunda região produtora da pluma no país, ficando atrás do Centro-Oeste –, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) prevê incremento de 30% na área da cotonicultura.

No Maranhão, a projeção é de que a participação da área de algodão da segunda safra cresça de 16% para 37% do total, segundo a Associação Maranhense dos Produtores de Algodão (Amapa). Com isso, ela ganhará maior importância na rotação de culturas no sul do estado, ao avançar sobre a safrinha do milho.

No Sudeste, a expectativa da Associação Mineira dos Produtores de Algodão (Amipa) é de que ocorra expansão de área de 35% em 2017/18, impulsionados pela melhora nos rendimentos médios das lavouras do estado.

Já a Associação Paulista dos Produtores de Algodão (Appa) sinaliza a disposição dos produtores em expandir a área plantada do estado. “A boa qualidade da fibra paulista, com uma produtividade média de 3.900 kg/ha de algodão em caroço, deverá manter o otimismo dos cotonicultores locais e contribuir para um aumento de até 7,5 mil hectares na extensão cultivada com algodão em São Paulo”, diz a entidade.

A produção brasileira de algodão na safra 2016/2017 é prevista em 1.567,9 mil toneladas, com aumento de 22% em relação ao ciclo 2015/16.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: