Exportação brasileira de banana recua 61% neste ano

aa 1 _ banana
Foto: Embrapa

As exportações brasileiras de banana não vão bem. Os embarques da fruta recuaram 61% de janeiro a agosto deste ano, frente ao mesmo período de 2016, totalizando 23,2 mil toneladas, segundo dados do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Cepea/Esalq), da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o Cepea/Esalq, apesar dos baixos preços praticados no mercado interno, os embarques diminuíram significativamente em meados de 2017 por dois fatores: baixa qualidade da fruta e menor competitividade frente aos grandes players mundiais da exportação de banana.

Projeções de pesquisadores do Hortifruti/Cepea indicam que as exportações brasileiras de banana devem encerrar 2017 em baixos patamares, já que as praças exportadoras têm previsão de redução da oferta de nanica (variedade mais exportada), o que pode impulsionar as cotações da variedade no mercado interno nos próximos meses e limitar as vendas ao mercado externo, devido à atratividade dos preços no Brasil.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: