Ladrões de gado amedrontam produtores do Recôncavo baiano e do DF

afonso hammm 100
Câmara dos Deputados

A violência cresce no campo. Na Bahia, criadores de gado do Recôncavo estão amedrontados com o furto de gado praticado por quadrilhas. No Distrito Federal, donos de chácaras enfrentaram recentemente uma onda de ataques de grupos especializados em roubar aparelhos eletrônicos, armas, carros e animais, como ovelhas.

Segundo o deputado Afonso Hamm (PP-RS), só as situações enfrentadas na Bahia e no DF já serviriam para justificar o seu projeto, que prevê a concessão de porte rural de arma de fogo para produtores e trabalhadores rurais. Mas, acrescentou, esses casos hoje ocorrem em todo o país.

Na semana passada, a Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei, de autoria de Afonso Hamm, que concede porte rural de arma de fogo. A proposta agora será analisada pelas comissões de Segurança Pública e de Constituição, Justiça e Cidadania.

“Esta proposta não é para armar o campo, mas sim para proteger as famílias dos agricultores e suas propriedades diante da crescente criminalidade nas zonas rurais de todo o país”, disse Afonso Hamm.

Pelo Projeto de Lei 6717/201, terão direito ao porte proprietários e trabalhadores maiores de 21 anos residentes na área rural que dependam de arma para defesa pessoal, familiar ou de terceiros e patrimonial. A licença terá validade de 10 anos e é restrita aos limites da propriedade rural.

Para obter o porte o produtor ou trabalhador rural precisará demonstrar à autoridade policial habilidade para manusear a arma e apresentar documento de identidade, comprovante de residência na zona agrícola e atestado de bons antecedentes.

300 animais furtados em dois meses

De acordo com os fazendeiros baianos, os furtos têm se intensificado nos últimos dois meses, quando pelo menos 300 animais foram levados pelos bandidos. Esse tipo de crime, muito comum no Rio Grande do Sul, tem até um nome: abigeato.

gado rs
PC.RS.Gov.br

Conforme a Polícia Civil, os ataques têm se concentrado na zona rural dos municípios de Santo Amaro, São Sebastião do Passé e Terra Nova. Também há registros em Amélia Rodrigues e Teodoro Sampaio, noticia a Folha do Estado.

A Secretaria de Segurança Pública das BA informa que as delegacias das cidades onde há esses casos estão trabalhando em conjunto e que algumas quadrilhas já foram identificadas.

A Bahia, segundo a Pesquisa da Produção da Pecuária Municipal (PPM) 2016, divulgada recentemente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), tem o nono maior rebanho do Brasil, com 10.336.291 cabeças de gado.

Ovelhas recuperadas no Distrito Federal

No DF, a polícia recuperou dezenas de ovelhas que haviam sido roubadas do Núcleo Rural Casa Grande, na Fazenda Ponte Alta, perto do Gama. Os animais foram encontrados pela Polícia Militar Ambiental em uma residência no Sol Nascente, em Ceilândia. Três pessoas que estavam no local foram levadas à delegacia para depor sobre o caso.

Dias antes, a Polícia Militar do DF desarticulou uma quadrilha especializada em assaltar chácaras em várias regiões do DF. Seis pessoas foram detidas, entre elas dois menores de idades.

Com a quadrilha, a PM apreendeu um veículo, uma arma calibre 22 e vários objetos roubados.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: