Parceria entre Conab e Exército apoia agricultura familiar no Acre

alimentos agricultura familiar
Seaf/MT/Gov.br

A exemplo do que vem ocorrendo em outros estados, o Exército também fez compras da agricultura familiar no Acre, por intermédio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Com investimento de R$ 250 mil, o Exército comprou mercadorias como banana, laranja, melancia, abóbora, polpa de frutas e alface.  Os alimentos serão entregues, até outubro de 2018, por mais de 30 produtores rurais da capital Rio Branco.

A compra foi possível graças à parceria entre a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no Acre e o 7º Batalhão de Engenharia de Construção (7º BEC). A Conab tem contato com as cooperativas e associações de agricultores familiares do estado e pôde avisá-las sobre a chamada pública. Além disso, a Conab também ajudou o Exército na conferência dos dados das organizações de agricultores, afastando possíveis atravessadores.

Embora a lei determine que órgãos da administração pública federal comprem, no mínimo, 30% dos gêneros alimentícios de agricultores familiares, há dificuldade no cumprimento da norma devido à falta de informação dos pequenos produtores sobre essa modalidade de compras públicas. No Acre, a Conab resolveu participar da aproximação entre as cooperativas e associações e o Exército, o que facilitou a compra.

“Iniciativas como essa lei são muito importantes, porque é uma garantia para o produtor, uma espécie de distribuição de renda que fomenta a agricultura e a economia do estado”, diz o tenente-coronel Alves Silva, presidente da Comissão Permanente de Licitações do 7º BEC.

Em 2016, lamentou Alves Silva, não apareceu nenhuma associação ou cooperativa de agricultores familiares para vender ao Exército em Rio Branco. Neste ano, com o apoio técnico da Conab, o Exército conseguiu entrar em contato com as entidades para fazer a compra.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: