Exposição apresenta o café da Amazônia em nova dimensão

a cafe ro ro
Gov.RO

Uma imersão no mundo do café. Esta é a proposta da exposição Cafés de Rondônia: o mundo do café na Amazônia, que ocorre de hoje (15) até o próximo domingo (22), na Praça Calama, no Porto Velho Shopping.

O evento busca guiar o apreciador de café para uma verdadeira viagem sensorial, em que será possível compreender a essência desse grão por meio da visão, tato, aroma e paladar. Além disso, a exposição odestaca os diferenciais dos cafés produzidos na Amazônia.

O pesquisador Enrique Alves, da Embrapa Rondônia, chama esses cafés de “robusta rocks”. Ele faz essa analogia com estilos musicais sempre que precisa explicar as características da bebida dos cafés amazônicos. O café da espécie arábica seria bossa nova e o robusta rock’n’roll.

“Os dois são estilos musicais muito agradáveis. Não precisa ser uma questão conflitante, é possível gostar dos dois. Pode-se querer ouvir bossa nova em alguns momentos e um rock em outros. O mesmo acontece com os cafés arábica e robusta, cada um com características próprias e não há como negar que ambos têm qualidade”, diz o pesquisador.

A exposição quer promover a valorização dos cafés de Rondônia, canéfora (conilon e robusta) e o uso de tecnologias já existentes para a obtenção de cafés com qualidade e sabor diferenciado. Para isso, serão utilizadas ferramentas sensoriais, audiovisuais e muita inovação.

Entre elas, a realidade virtual, recriando o ambiente produtivo e levando a pessoa a se sentir dentro de um cafezal, onde poderá conhecer todo o processo de produção do café, do campo até à xícara, passando também pela pesquisa e tecnologia.

a cafe rondonia
Gov. RO

Vídeos em 360 graus

O público será levado a interagir com este ambiente, criado por meio de vídeos em 360 graus. Para a entrada neste mundo virtual do café, as pessoas utilizarão equipamentos como óculos, celulares e tablets.

A exposição ocupará 115 m² do shopping.  Além da sessão de vídeos em realidade virtual, o espaço terá uma cafeteria, onde os visitantes poderão preparar seu próprio café e degustar a bebida em diferentes opções de blends (misturas) dos melhores grãos produzidos no estado. Também poderão ver de perto plantas de café, mudas clonais, grãos e uma identidade visual que valoriza a cafeicultura de Rondônia.

Durante a exposição, será distribuída a segunda edição da revista Cafés de Rondônia, que traz as principais questões sobre a produção e comercialização do café no estado. A publicação apresenta os principais avanços e os desafios para a cafeicultura de Rondônia, assim como ações governamentais e estratégias de pesquisa e de extensão rural.

A Exposição Cafés de Rondônia é uma realização da Embrapa, em parceria com a Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) e apoio do Juninho Soft Café, Amazônia Coffee, Porto Velho Shopping, Banco do Povo e Emater-RO.

Da redação, com informações da Embrapa

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: