JBS retoma atividades em unidades de carne bovina no MS

Os sete frigoríficos da JBS em Mato Grosso do Sul retomarão as compras e abates na próxima terça-feira (24), anunciou a empresa neste sábado (21). Em média, a empresa abate 6 mil bovinos por dia no estado.
A decisão foi tomada após reunião, na sexta-feira (20), com o governo de MS.
Na última terça (17), a JBS havia anunciado a paralisação das atividades nas suas unidades em MS após a Justiça bloquear R$ 730 milhões devido a questões tributárias no estado.
Naquele momento, a empresa argumentou que a medida era necessária por conta de “insegurança jurídica” após dois pedidos de bloqueio de recursos feitos por uma Comissão Parlamentar de Inquérito da Assembleia Legislativa, que somaram R$ 730 milhões por supostos prejuízos fiscais causados ao Estado.
Na reunião de sexta (20), as assessorias jurídicas da JBS, da Assembleia Legislativa e do governo acertaram que apresentarão ao juiz que determinou o bloqueio das contas da JBS a minuta de um acordo em que a empresa se compromete a oferecer bens em garantia para ressarcir o estado pela dívida acumulada, para que possa ter as contas desbloqueadas.
O grupo também assumiu o compromisso de manter as atividades normais e o emprego dos cerca de 15 mil funcionários que atuam em MS.
Segundo o governador Reinaldo Azambuja, o governo do estado calculará exatamente o valor que a JBS deve aos cofres estaduais, para que seja pago mais pra frente.