País já pode voltar a exportar leite e derivados para o Japão

Depois de dois anos de negociação, o Japão anunciou que voltará a importar leite e derivados do Brasil, provenientes de áreas livres de febre aftosa com e sem vacinação. A comércio dos produtos foi autorizada por meio do Certificado Sanitário Internacional.
A confirmação da reabertura daquele mercado aos lácteos brasileiros foi oficializada pelo adido agrícola da embaixada do país em Tóquio, Marcelo Mota. O governo federal foi comunicado da decisão nessa quarta-feira (1º).
Além de leite, o Japão poderá importar manteiga, queijo, soros e leite em pó. Somente no ano passado, o país asiático – sétimo maior mercado do mundo – comprou cerca de US$ 1,2 bilhão de produtos lácteos.
“Para o setor de lácteos, que está iniciando sua entrada no mercado global, o Japão é um cliente muito importante pelo grande potencial de consumo e pelo grau de exigências, demonstrando a capacidade do Brasil de atendê-las”, destacou Odilson Ribeiro e Silva, secretário de Relações Internacionais do Agronegócio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Da redação, com Agência Brasil