Câmara homenageia 69 anos da extensão rural

a _ homenagem ater 0
Foto: Divulgação/Anater

Extensionistas de todo o país participaram de sessão solene em homenagem aos 69 anos da Extensão Rural do Brasil, na Câmara dos Deputados, em Brasília.

A sessão ocorreu nessa segunda-feira (4), em parceria com a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e homenageou profissionais da Ater de todas as unidades da Federação, com o prêmio ‘Extensionista Destaque 2017’.

Autor do requerimento que propôs a realização da sessão, o deputado Zé Silva (Solidariedade-MG) destacou que o objetivo era homenagear os extensionistas, resgatar a história, mostrar as conquistas e a situação atual do Extensão Rural no país.

“A extensão rural é um serviço essencial para reduzir as desigualdades entre pessoas e as regiões brasileiras. O Congresso Nacional tem papel fundamental para que esse serviço possa vencer seu maior desafio, que é a sustentabilidade financeira”, discursou o deputado.

De acordo com ele, o trabalho que vem sendo realizado pela Anater é o melhor caminho para mudar o cenário da extensão rural no Brasil. “O governo federal precisa ampliar os recursos aplicados para que a extensão rural deixe de ser dependente de convênios burocráticos.”

O presidente da Anater, Valmisoney Moreira Jardim, enfatizou que, neste primeiro ano de atuação efetiva, o órgão já está em todas as regiões do país. “Estamos trabalhando com dois projetos, o Piloto e o D. Helder Câmara, promovendo a qualificação dos profissionais de Ater e levando aos agricultores familiares uma assistência técnica diferenciada, com um viés mais comunitário.”

De acordo com Valmisoney, o serviço de extensão rural é capaz de vencer a desigualdade social e promover o desenvolvimento sustentável do país. “Por isso, nossa meta para 2018 é que pelo menos 400 mil famílias de agricultores possam receber assistência através dos projetos da Anater.”

Durante a solenidade, o presidente da Anater lançou a comenda ‘Mérito Ater’, com objetivo de homenagear os extensionistas brasileiros e suas entidades representativas, na mesma data em que se comemora o Dia Nacional do Extensionista Rural, dia 6 de dezembro.

Leia mais aqui.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: