Morangos mais saudáveis e saborosos

a - morango 7 12
Foto: Tony Winston/Agência Brasília

Waldir L. Roque*

O morango é um fruto muito apreciado no Brasil e no mundo e está presente não só in natura na mesa, mas também em diversos produtos, como tortas, sorvetes e na indústria de iogurtes, por exemplo. O estado de Minas Gerais é o maior produtor de morangos do país, com cerca de 65% da produção, mas São Paulo, Rio Grande do Sul, Espirito Santo e Paraná também produzem tanto a fruta de mesa quanto a industrial.

O que o leitor talvez não saiba é que o morango é uma das frutas mais sensíveis a pragas e doenças e, por isso, estudos realizados pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos (PARA) e o Plano Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes de Produtos de Origem Vegetal (PNCRC/Vegetal), criados pelo Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), mostraram que a cultura do morangueiro no Brasil ainda apresenta teores de defensivos muitas vezes acima do limite máximo de resíduos (LMR) permitido, especialmente quando se trata de fungicidas e defensivos não autorizados para o morango.

Um dos processos produtivos do morango ainda bastante utilizado no país é o sistema convencional a campo com a planta diretamente no solo ou sobre uma lona plástica, evitando o contato dos frutos diretamente com o solo. Este processo é muito suscetível ao surgimento de doenças e pragas. Outro processo produtivo também bastante empregado é o sistema protegido por túneis, que melhora a proteção das plantas e diminui a incidência de doenças e pragas. Estes processos convencionais tornam a produção mais sujeita à aplicação de defensivos agrícolas. Por outro lado, nos últimos anos, com a exigência de produtos mais saudáveis e com alto padrão de qualidade, outros processos produtivos vêm crescendo muito, em especial o sistema integrado de produção (PI) e a produção orgânica.

O sistema de produção integrada é um processo produtivo que segue o princípio das boas práticas agrícolas (BPA), observando conceitos e regras claras estabelecidos pelo Mapa. A produção integrada do morango (PIMO) ainda é pequena no Brasil, com apenas 12 propriedades certificadas,  os estados de São Paulo e Minas Gerais, mas o padrão de qualidade, o grau de sanidade, sem riscos de contaminações por agrotóxicos e a rastreabilidade de todas as etapas da produção dos morangos agregam valor ao produto, o que está ampliando as perspectivas de novos mercados e estimulando mais produtores a ingressarem na PIMO.

*Waldir L. Roque, Dr. e Consultor em Produção Integrada – wlroque@gmail.com

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: