Cooperativas poderão prestar serviços bancários para prefeituras

a - plenario senado 12
Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (12), o projeto de lei que autoriza as cooperativas a prestar serviços bancários para prefeituras. De acordo com o texto, as cooperativas poderão captar recursos dos municípios e também de empresas e órgãos controlados pelas prefeituras. A proposta segue para a sanção do presidente Michel Temer.

O objetivo do PLC 157/2017 é atenuar os problemas que as pequenas cidades enfrentam por não contarem com uma agência bancária. O relator da proposta, senador Waldemir Moka (PMDB-MS), lembrou que apenas os bancos oficiais podem movimentar o dinheiro das prefeituras.

Segundo Moka, as cooperativas de crédito já comprovaram solidez no mercado, com mais de 9 milhões de cooperados em 2016 e são responsáveis pela democratização do acesso ao crédito agrícola.

Hoje, já há cooperativas de crédito em mais de 4.700 cidades brasileiras. Elas têm cerca de R$ 78 bilhões em ativos que devem ser aproveitados pelos municípios. O projeto visa fazer com que o recurso que é escasso no município fique por lá mesmo, gerando empregos.

O depósito à vista das prefeituras poderá ser utilizado como uma nova fonte para lastrear empréstimos aos produtores rurais do município. Assim, os recursos gerados no município poderão ser utilizados como fonte de financiamento para associados das cooperativas.

Da redação, com informações da Agência Senado

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: