Brasil exporta recorde de 68 milhões de toneladas de soja em 2017

exportacao soja rodrigo leal appa
Foto: Rodrigo Leal/Appa

Da Reuters

As exportações de soja do Brasil cresceram cerca de 32% em 2017 ante 2016 e alcançaram um recorde de 68,15 milhões de toneladas, de acordo com dados divulgados nesta terça-feira (2) pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

O volume ficou ligeiramente acima do esperado pela Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove), que previa embarques de 67,8 milhões de toneladas, e reflete a expressiva safra do ano passado.

Maior exportador mundial da oleaginosa, o Brasil colheu na temporada 2016/17 um recorde de aproximadamente 114 milhões de toneladas, em meio a condições climáticas consideradas pelo mercado como “perfeitas”.

A ampla oferta permitiu ao país esticar as exportações para além da janela habitual, mantendo os embarques em ritmo forte durante quase todo o ano.

Em dezembro, por exemplo, foram vendidas ao exterior 2,36 milhões de toneladas de soja, ante apenas 650 mil toneladas um ano antes e acima também das 2,14 milhões de toneladas de novembro.

Para 2018, a Abiove estima exportações de 65 milhões de toneladas do produto, enquanto a Companhia Nacional de Abastecimento projeta uma safra de 109,2 milhões de toneladas.

Vendas externas de milho

Os embarques de milho do Brasil cresceram quase 34% em 2017 na comparação com 2016, para 29,24 milhões de toneladas.

No fim do ano passado, a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) chegou a prever embarques de 33 milhões de toneladas, mas depois afirmou que a estimativa se situava mesmo na casa de 30 milhões de toneladas.

Especificamente em dezembro, o Brasil exportou 3,99 milhões de toneladas de milho, bem acima das 1,01 milhão de toneladas de igual mês de 2016. Em novembro, as vendas ao exterior totalizaram 3,52 milhões de toneladas.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta