Notícias do dia

MS tem 2.213 milhões/ha de soja cadastrados; prazo acaba dia 10

a soja embrapa 7 1 18
Foto: Arquivo Embrapa

Mato Grosso do Sul tem 2.213 milhões de hectares plantados com soja cadastrados no sistema da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), da Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro). O prazo para produtores fazerem o cadastramento termina dia 10 deste mês.

A meta é chegar a 2.671 milhões de hectares cadastrados. De acordo com estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse deve ser o tamanho da área cultivada com soja na safra 2017/2018 no estado.

O cadastro é obrigatório e é feito apenas pela internet.  O produtor que não se cadastrar pode ser autuado e multado. A ferramenta é usada para estabelecer o período do vazio sanitário da soja e a adoção de medidas fitossanitárias de controle da ferrugem asiática. Clique aqui para se cadastrar.

Conforme dados atualizados na quarta-feira (3), agricultores de oito municípios já fizeram o cadastro: Água Clara, Angélica, Deodápolis, Fátima do Sul, Taquarussu, Três Lagoas, Juti, Paranhos.

Grande produtor de soja, Maracaju ainda tem 10% de área plantada, estimada em 265 mil hectares. para ser cadastrada. Em Ponta Porã, devem ser plantados 215 mil hectares com o grão, mas ainda faltam 12,55% da área no cadastro.

O bom andamento dos cadastros indica que a meta será atingida, a exemplo do que ocorreu ano passado. A estimativa da Aprosoja/MS é de que o estado produza 8,3 milhões de toneladas nesta safra, com produtividade média de 54 sacas/hectare.

Da redação, com informações do governo de MS

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre AGROemDIA

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading