ABEG: Brasil projeta exportar 600 mil bovinos vivos neste ano

gado-ebc-6
Foto: EBC

O Brasil deve exportar cerca de 600 mil bovinos vivos até o final deste ano. Essa é a estimativa com a qual trabalham a Associação Brasileira de Exportadores de Gado (ABEG) e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). “No passado, já exportamos até um pouco mais que isso”, lembra o superintendente nacional da ABEG, Gil Reis.

Hoje, os principais compradores de gado vivo brasileiro são a Turquia, o Iraque e o Líbano e a expectativa é de ampliação de mercados. “Há negociações adiantadas do Mapa com a Tailândia, o Vietnã, a Malásia, o Irã, entre outros países, [para que o Brasil possa exportar bovinos vivos]”.

De acordo com Gil Reis, a ampliação de mercados para o gado vivo brasileiro é um dos temas que o secretário-executivo do Mapa, Eumar Novacki, está tratando na missão à Ásia e ao Oriente Médio, que começou no último domingo (4) e vai até a próxima quarta-feira (14).

Em 2017, o Brasil embarcou para o exterior 390 mil cabeças de bovinos, totalizando US$ 262,2 milhões. “As nossas exportações de gado vivo demonstram a competência do Mapa em termos de sanidade animal”, assinala o superintendente nacional da ABEG.

Hoje, o principal estado brasileiro exportador de bovinos vivos é o Pará, que responde por 90% dos embarques e é o quinto maior criador de gado do país, com mais de 20 milhões de cabeças. O Brasil tem cerca de 217 milhões de cabeças, o mais numeroso rebanho comercial do mundo.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: