Centro-Sul vende em janeiro volume recorde de etanol hidratado para o mês

bomba gasolina ebc
Foto: EBC

Da Reuters

As usinas e destilarias do Centro-Sul do Brasil venderam em janeiro um volume recorde de etanol hidratado para o período, de 1,36 bilhão de litros, alta de mais de 50% na comparação anual, informou nesta sexta-feira (9) a União da Indústria de Cana-de-açúcar (Unica).

“Esse volume de etanol hidratado em janeiro representa a substituição de cerca de 1 bilhão de litros de gasolina no mercado doméstico”, comentou o diretor técnico da entidade, Antonio de Padua Rodrigues, em nota.

Usado diretamente nos tanques dos veículos, o hidratado registra vendas aquecidas desde meados do ano passado, quando altas tributárias maiores para a gasolina, seu concorrente direto, melhoraram a competitividade do biocombustível.

Além disso, uma nova sistemática de formação de preços de combustíveis pela Petrobras, em linha com o mercado internacional e em vigor desde julho, acabou colaborando para levar as cotações da gasolina a sucessivos recordes nominais nas bombas dos postos, contribuindo para uma maior demanda por etanol.

Conforme a Unica, no acumulado da atual safra, a 2017/18, iniciada em abril do ano passado, a comercialização de hidratado no Centro-Sul atinge 12,92 bilhões de litros, alta de 4% ante igual período do ciclo anterior.

Ainda segundo a Unica, as vendas totais de etanol pelas usinas e destilarias do Centro-Sul, considerando-se mercados interno e externo e hidratado e anidro, alcançam 22,22 bilhões de litros no acumulado da atual temporada, praticamente estável na comparação anual.

A próxima safra de cana no Centro-Sul começa em abril e, dadas as atuais condições de mercado, deverá ser voltada ao máximo para o etanol, disse nesta quinta-feira (8) o presidente da Biosev, Rui Chammas.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: