Programa Agrinho beneficia 246 municípios goianos

faeg agrinho ze mario
Fotos: Larissa Melo/Divulgação/Feag/Senar/GO

“A cada ano o Programa Agrinho tem sido multiplicado e naturalmente a metodologia é replicada em todas as escolas”, destaca o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), José Mário Schreiner.  O Agrinho 2018 foi lançado nesta semana, no auditório da Faeg, em Goiânia.

O programa, informa a Faeg, é voltado para estudantes de escolas privadas e públicas – municipais e estaduais –, professores, gestores escolares e comunidades em geral. O Agrinho, acrescenta a entidade, visa incentivar a prática pedagógica por meio de projetos que contemplem a construção do conhecimento. Com isso, avalia a Faeg, proporciona a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes.

A proposta do lançamento foi divulgar os objetivos do Agrinho, convidando o público a participar da edição deste ano, que terá como tema ‘O Brasil que queremos: seja protagonista’. Durante o lançamento do evento, o público pôde conferir a apresentação de Stand Up da Agência Q9.

Conforme José Mário, também presidente o Conselho Administrativo do Senar Goiás, o Agrinho tem atingido cada vez mais municípios em todo o estado e os principais mobilizadores são os educadores.

Se não fosse o engajamento dos nossos professores e diretores neste programa, sem dúvida nenhuma, o Agrinho seria apenas um silêncio, porque ele não teria nenhum significado. O grande significado do Programa Agrinho está na crença, na confiança e no trabalho dos educadores e professores de nosso estado. É um programa transformador, porque seu principal objetivo é formar melhores cidadãos, mais conscientes, num mundo mais justo”, assinala.

De acordo com o superintendente do Senar Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, a proposta para 2018 é promover o Agrinho em 200 municípios do Estado e envolver mais de 150 mil estudantes e professores no projeto. Para ele, é necessário trazer assuntos diferenciados para a melhor execução deste programa.

Importância

O presidente do Sindicato Rural (SR) de Niquelândia, Cirino Vicente, ressalta que o programa foi muito importante para o município, escolas e principalmente para as crianças. “Foi uma surpresa implantar o Agrinho em nossa cidade, porque estávamos por fora do assunto.”

Cirino explica que o Agrinho não é bom somente para os Sindicatos Rurais (SR), mas para todo o município. “Todo mundo acaba sendo beneficiado pelo Agrinho, então, ele não é bom apenas para os sindicatos, mas sobretudo, para as crianças para que elas possam levar para seus pais, principalmente do meio rural, para que eles possam aproveitar este programa, com o intuito de respeitar o meio ambiente”, complementou entusiasmado.

faeg agrinho

Alcance

Desenvolvido em quatro etapas, o programa envolve definição de tema e material pedagógico, lançamento de edição anual e capacitação de formador, formação inicial de agente educacional e desenvolvimento dos trabalhos, concurso Agrinho e premiação. Neste ano, o Senar Goiás pretende capacitar uma turma de instrutores.

A coordenadora de Ações e Projetos do Senar Goiás, Fátima Araújo, diz que a importância maior do evento é o legado deixado em cada município goiano. “Mais do que premiação e as ações desenvolvidas, o que fica não tem como mensurar. É muito grande a extensão do nosso programa, porque vemos rios revitalizados, praças arborizadas, escolas revitalizadas, entre outros. Todo esse envolvimento, a formação de hábitos e as atitudes do público participante são grandes conquistas trazidas pelo programa.”

 Programação

O Agrinho encerrará suas atividades em novembro, com a premiação dos trabalhos desenvolvidos ao longo de 2018. Ao todo, serão 288 finalistas, que tiveram seus projetos avaliados pela Comissão Institucional Julgadora, organizada pelo Senar Goiás. A premiação é dividida de acordo com as 12 regionais do Sistema: Metropolitana, Centro Leste, Centro Norte, Norte, Médio Norte, Nordeste, Leste, Sul, Sudoeste, Oeste, Extremo Sudoeste e Vale do Araguaia.

Etapas

Além da divisão pelas regionais do Senar Goiás, o concurso do Agrinho é promovido em quatro categorias – Desenho, Redação, Município Agrinho e Agrinho Jovem.

Programa Agrinho

O Programa Agrinho é um conjunto de ações de educação do Senar Goiás e visa promover educação, cidadania e consciência ambiental e outros temas, tendo a participação de escolas, professores, estudantes, parceiros e das comunidades atendidas. Há 10 anos, o Programa estimula o desenvolvimento de projetos nessa temática e premia, anualmente, alunos e professores responsáveis pelos melhores trabalhos desenvolvidos em todo o estado.

Da redação, com Faeg/SENAR/GO

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: