Projeto brasileiro de melhoramento genético é destacado em Congresso Mundial de Braford

Eduardo Eichenberg Apresentação Houston - Crédito Conexão Delta G Divulgação
Conexão Delta G/Divulgação

Um trabalho único no mundo realizado desde 2009 no Rio Grande do Sul foi apresentado no Congresso Mundial de Braford, nos Estados Unidos. Com foco na seleção genômica para resistência ao carrapato, a iniciativa já conta com mais de cinco mil animais genotipados e permite a seleção e comercialização de reprodutores genomicamente mais resistentes.

O trabalho é resultado de parceria da Embrapa Pecuária Sul, de Bagé, produtores de Hereford e Braford da Conexão Delta G e GenSys Consultores Associados, com apoio da Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB).

De acordo com o presidente da Conexão Delta G, Eduardo Eichenberg, que apresentou o trabalho no congresso, hoje já é possível adquirir sêmen ou touros com DEP (Diferença Esperada na Progenie) Genômica para resistência ao carrapato.

Ainda segundo Eichenberg, o trabalho chamou atenção durante o congresso, uma vez que a raça Braford é criada principalmente em zonas tropicais e subtropicais, onde usualmente são encontradas grandes infestações de carrapato. “Em termos de seleção genômica, pesquisa e inovação, o Braford brasileiro está certamente muito à frente dos demais países.”

O projeto de pesquisa de seleção genômica para resistência ao carrapato combina dados de contagens de carrapato e de genealogia com informações de DNA. É uma ferramenta de longo prazo para o controle do parasita que pode gerar prejuízos anuais superiores a US$ 3 bilhões na pecuária nacional, segundo estimativa de entidades.

 

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: