Temer e 13 chefes de Estados participam da abertura oficial do 8º Fórum Mundial da Água

agua agua divulgacao forum mundial
Divulgação/8º Fórum Mundial da Água

A cerimônia oficial de abertura do 8º Fórum Mundial da Água ocorre nesta segunda-feira (19), a partir da 9h, Palácio do Itamaraty, em Brasília, e será transmitida para o Auditório Master do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCUG) a todos os participantes. O presidente Michel Temer e 13 chefes de Estado já confirmaram presença na solenidade.

A partir das 14h30, no CCUG, começam os debates sobre temas relativos à água e será feito o lançamento mundial do principal relatório da ONU sobre recursos hídricos. O documento mostra como soluções baseadas na natureza podem colaborar para a melhoria da qualidade da água e do abastecimento, bem como na prevenção de desastres naturais.

As conclusões do “Relatório Mundial das Nações Unidas sobre Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (WWDR)” serão apresentadas pelo coordenador e diretor do Programa Mundial de Avaliação dos Recursos Hídricos da UNESCO, Stefan Uhlenbrook.

Também às 14h30, cerca de 50 juízes e promotores de vários países participarão de uma conferência, sob a coordenação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Herman Benjamin. A conferência é a primeira de uma série e tem como objetivo a definição da Declaração de Juízes e Promotores pela Água.

Ainda no mesmo horário, ocorre a reunião de ministros de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e áreas afins, que farão pronunciamentos nacionais. A coordenação será do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho.

Os sete painéis de alto nível debaterão “Água e Desastres Naturais”, coordenado pelas Nações Unidas por meio do painel de especialistas em Água e Desastres; “Água e Migrações” que discutirá o desafio da saúde pública e garantia de direitos humanos básicos à água e saneamento ligados aos fenômenos migratórios – cada vez mais frequentes no mundo. Coordenado pelas Nações Unidas, via FAO, contará com a presença de ministros de países que estão sofrendo com as crises migratórias. “Conectando Água e Clima” será coordenado pelo Conselho Mundial da Água e vai tratar da inter-relação entre água e clima.

Práticas de conservação da água

Além dessas temáticas, os outros painéis de alto nível abordarão água e paz; posicionamento do setor empresarial em relação ao uso sustentável da água; necessidade de aliar ciência e política para a boa governança da água e a gestão da água em áreas de conflitos e crises políticas.

As plenárias de abertura dos Processos Temáticos e Regional mostrarão como foi o processo preparatório que resultou na programação do fórum, fruto da participação de mil organizações do mundo todo.

As “Práticas de conservação da água e do solo para melhor produção alimentícia” serão debatidas em sessão, às 16h30, para apresentar inovações sobre como boas práticas agrícolas podem melhorar a produção de alimentos e de água.

No mesmo horário, a sessão “Cidades inteligentes para melhor eficiência hídrica” apresentará estudos de caso de diversos países que abordam a importância de se projetar o crescimento urbano tendo em vista o melhor aproveitamento da drenagem urbana, melhoria da resiliência e eficiência no uso da água.

“Como garantir o equilíbrio das demandas de água para seres humanos e a natureza?” vai trazer um conjunto de renomados especialistas de vários países para se discutir técnicas e ações que materializem o equilíbrio entre as demandas de águas e as necessidades dos ecossistemas aquáticos.

Os debates, que contam com mais de 300 sessões, seguem até quinta-feira (22). O megaevento encerra na sexta (23).

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta