Deputada recomenda fim da comissão que apura chacina de trabalhadores rurais no Pará

elcione barbalho
Lúcio Bernardo Junior/Câmara dos Deputados

A comissão externa da Câmara Federal que apura a chacina de trabalhadores rurais ocorrida no Pará no ano passado se reúne nesta terça-feira (20), a partir das 14h, para votar o relatório final da deputada Elcione Barbalho (MDB-PA). A parlamentar recomenda o encerramento dos trabalhos do colegiado, argumentando que as investigações estão sendo feitas com seriedade e empenho.

A comissão foi criada em junho do ano passado pela Câmara dos Deputados para acompanhar as investigações sobre a chacina que aconteceu em maio no município de Pau D’arco, no sudeste do Pará. Quatro policiais civis e 24 policiais militares foram até a Fazenda Santa Lúcia cumprir mandados de prisão contra suspeitos de envolvimento na morte de um segurança.

Durante a operação, 10 trabalhadores rurais foram mortos. Na versão dos policiais, os assentados reagiram com armas. Segundo os trabalhadores, os policiais chegaram à fazenda atirando. Os corpos dos agricultores foram retirados do local do crime antes que a perícia fosse feita.

O laudo da perícia apontou agressões repetidas e execução sumária; uso de armamento clandestino por parte dos policiais; adulteração do local e pressão sobre autoridades policiais para a condução das execuções.

Da redação, com Agência Câmara Notícias

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: