TO: 300 famílias de sem terra estão à beira da Transamazônica e pedem ajuda às autoridades

sem terra ebc

Trezentas famílias de trabalhadores rurais sem terra deixaram o futuro assentamento Esmeralda, no município de Araguatins, na Região do Bico do Papagaio, (TO), nesta quarta-feira (21), e foram para a beira da rodovia Transamazônica. A área tem três mil alqueires, e os agricultores ocupavam mais de 500 hectares com o cultivo abóbora, arroz, feijão e milho. Agora, eles buscam ajuda das autoridades para resolver a situação.

Com a saída espontânea do local, o grupo se antecipou ao prazo final para reintegração de posse da fazenda Esmeralda, marcada para 16 de abril. A desocupação foi determinada por meio de liminar concedida pela Justiça e acertada durante reunião do representante dos trabalhadores rurais, José Ribamar, com a Polícia Militar, a Justiça e o Conselho Tutelar do município.

“A gente fica até triste. Muitas pessoas que estavam lá estão desanimadas pela situação que o brasileiro está vivendo nos últimos dias”, relatou ao AGROemDIA, por meio de mensagem de voz, José Ribamar. “São trezentas famílias à beira da rodovia.”

“A área era ocupada há dois anos por trabalhadores e trabalhadoras que estavam produzindo para matar a fome de seus filhos e impedindo que eles estivessem na rua fazendo aquilo que não é certo”, acrescentou Ribamar, fazendo um apelo por ajuda. “Estamos pedindo socorro às autoridades federais e estaduais. Por favor, nos ajudem.”

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: