TO: 300 famílias de sem terra estão à beira da Transamazônica e pedem ajuda às autoridades
Trezentas famílias de trabalhadores rurais sem terra deixaram o futuro assentamento Esmeralda, no município de Araguatins, na Região do Bico do Papagaio, (TO), nesta quarta-feira (21), e foram para a beira da rodovia Transamazônica. A área tem três mil alqueires, e os agricultores ocupavam mais de 500 hectares com o cultivo abóbora, arroz, feijão e milho. Agora, eles buscam ajuda das autoridades para resolver a situação.
Com a saída espontânea do local, o grupo se antecipou ao prazo final para reintegração de posse da fazenda Esmeralda, marcada para 16 de abril. A desocupação foi determinada por meio de liminar concedida pela Justiça e acertada durante reunião do representante dos trabalhadores rurais, José Ribamar, com a Polícia Militar, a Justiça e o Conselho Tutelar do município.
“A gente fica até triste. Muitas pessoas que estavam lá estão desanimadas pela situação que o brasileiro está vivendo nos últimos dias”, relatou ao AGROemDIA, por meio de mensagem de voz, José Ribamar. “São trezentas famílias à beira da rodovia.”
“A área era ocupada há dois anos por trabalhadores e trabalhadoras que estavam produzindo para matar a fome de seus filhos e impedindo que eles estivessem na rua fazendo aquilo que não é certo”, acrescentou Ribamar, fazendo um apelo por ajuda. “Estamos pedindo socorro às autoridades federais e estaduais. Por favor, nos ajudem.”