Lei das Agroindústrias Artesanais é tema de debate na Abraleite

evair-de-melo-queijo
Foto: Divulgação

Autor da Lei das Agroindústrias Artesanais (13.680/18), o deputado Evair de Melo (PP-ES) participará da terceira reunião da Comissão do Queijo e Produtos Lácteos da Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite), que vai tratar sobre a regulamentação do Selo Arte para os produtores de queijos artesanais de todo o país. O evento ocorre nesta segunda-feira (13), às 16h, no edifício da Federação de Agricultura e Pecuária do Distrito Federal.

Evair afirma que a produção artesanal é cada vez mais debatida em todo o país. “O Brasil rural está se redescobrindo através dos sabores e da qualidade dos produtos fornecidos pelas agroindústrias artesanais. Com isso, estamos conseguindo fomentar o debate no cenário nacional, fazendo com que nossos produtores estejam em evidência”.

A Comissão do Queijo e Produtos Lácteos da Abraleite foi criada no dia 31 de julho deste ano e é composta por presidentes de associações de produtores de queijo de todo o Brasil e outras lideranças do setor. Seu objetivo é mostra o compromisso da associação com o segmento e tratar das iniciativas que tramitam no Congresso e fazem a defesa dos produtores artesanais.

Agroindústrias

Pensando nos produtos que fazem parte da tradição brasileira, Evair apresentou em seu primeiro ano de mandato o PL 3859/2015, aprovado por unanimidade nos plenários da Câmara e do Senado e sancionado pelo presidente Michel Temer, o que resultou na Lei 13.680/18.

A lei define o produto artesanal como aquele produzido por meio de métodos tradicionais ou regionais próprios, respeitando as boas práticas sanitárias. Os produtos serão identificados em todo o Brasil com um selo específico com a inscrição ARTE e estarão sujeitos à fiscalização de órgãos ligados à saúde pública dos estados e do Distrito Federal.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: