Safra “a todo vapor” e baixa externa pressionam cotação da soja no Brasil

soja agencia alagoas
Foto: Agência Alagoas/Gov. AL

A entrada da safra de soja está “a todo vapor” no Brasil, o que tem pressionado as cotações da oleaginosa, de acordo com o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). O clima favorece a colheita, que já está na reta final em Mato Grosso e também em parte do Paraná, e as expectativas de produtividade elevada na atual temporada vão se confirmando.

Atentos à safra volumosa, uma parcela de compradores consultados pelo Cepea reduziu as aquisições, à espera de queda nos valores nas próximas semanas. Entretanto, grande parte dos produtores colaboradores do Cepea negocia poucos volumes a valores menores, a fim de “fazer caixa” e, em seguida, elevam os preços pedidos, fundamentados nas expectativas de aumento na demanda externa, por conta da menor safra argentina.

Nesse cenário, verifica-se maior disparidade entre os preços de compradores e de vendedores. Entre 16 e 23 de março, o Indicador ESALQ/BM&FBovespa da soja Paranaguá (PR) recuou 0,74%, a R$ 78,71/saca de 60 kg nessa sexta. O Indicador CEPEA/ESALQ Paraná caiu 1,47%, a R$ 72,93/sc de 60 kg no dia 23.

Da redação, com Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: