Rondônia começa colheita de café robusta

Rondônia começou a colheita do café robusta da safra 2018. O estado segundo maior produtor brasileiro da variedade. De acordo com o primeiro levantamento da produção cafeeira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, a colheita em RO deve se situar entre 2,27 e 2,4 milhões de sacas de robusta.

A área destinada à cultura no ciclo 2018 é de 83.339 hectares. A produtividade é estimada pela Conab, no limite máximo, em 32,37 sacas por hectare, o que representa aumento de 24% em produtividade. O crescimento, de acordo com a estatal, é devido à renovação do parque cafeeiro, com a implantação de lavouras clonais.

Por enquanto, conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), as atividades estão restritas a áreas onde a maturação dos grãos se encontra mais avançada. As recentes chuvas têm limitado a colheita, que deve se intensificar apenas em meados de abril, quando as precipitações tendem a diminuir.

Espírito Santo

Já no Espírito Santo, as chuvas seguem beneficiando os cafezais. Caso o clima seja mais firme e quente nas próximas semanas, a maturação dos grãos pode ser acelerada e a colheita iniciada ainda em abril.

A temporada do café arábica deve começar em meados de maio em praticamente todas as regiões do Brasil.

Da redação, com informações do Cepea e da Conab

Foto: Gov. Rondônia

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: