Rondônia começa colheita de café robusta
Rondônia começou a colheita do café robusta da safra 2018. O estado segundo maior produtor brasileiro da variedade. De acordo com o primeiro levantamento da produção cafeeira da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado em janeiro, a colheita em RO deve se situar entre 2,27 e 2,4 milhões de sacas de robusta.
A área destinada à cultura no ciclo 2018 é de 83.339 hectares. A produtividade é estimada pela Conab, no limite máximo, em 32,37 sacas por hectare, o que representa aumento de 24% em produtividade. O crescimento, de acordo com a estatal, é devido à renovação do parque cafeeiro, com a implantação de lavouras clonais.
Por enquanto, conforme o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/USP), as atividades estão restritas a áreas onde a maturação dos grãos se encontra mais avançada. As recentes chuvas têm limitado a colheita, que deve se intensificar apenas em meados de abril, quando as precipitações tendem a diminuir.
Espírito Santo
Já no Espírito Santo, as chuvas seguem beneficiando os cafezais. Caso o clima seja mais firme e quente nas próximas semanas, a maturação dos grãos pode ser acelerada e a colheita iniciada ainda em abril.
A temporada do café arábica deve começar em meados de maio em praticamente todas as regiões do Brasil.
Da redação, com informações do Cepea e da Conab
Foto: Gov. Rondônia