Seminário debate agricultura sustentável no bioma Cerrado

 

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) participa nesta quarta-feira (28) da oficina temática “Desafios para o Desenvolvimento Agricultura Sustentável: Bioma Cerrado”, em Brasília. O evento se insere no objetivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e da Embrapa de buscar soluções para os desafios do desenvolvimento sustentável no segundo maior bioma do país e definir as instituições que poderão ser protagonistas na proposição e elaboração de políticas públicas.

O gerente de sustentabilidade da Abiove, Bernardo Pires, fará um relato sobre o avanço das discussões no Grupo Técnico do Cerrado (GT Cerrado), integrado por segmentos envolvidos na produção sustentável de soja: indústria, produtores, sociedade civil, governo e consumidores.

A Abiove e suas associadas participam ativamente das discussões sobre como conciliar a produção de soja no Cerrado com a conservação dos recursos naturais do bioma. Recentemente, contribuiu com a sua avaliação sobre o assunto em evento promovido pela Tropical Forest Alliance 2020, em São Paulo.

Entre as ações planejadas pelo GTC se incluem: mapear as áreas de plantio de soja, desenvolver estudos sobre características socioeconômicas do Cerrado, apoiar o produtor no cumprimento do Código Florestal e prospectar incentivos econômicos para produtores que estejam dispostos a abrir mão do direito de converter novas áreas para a produção de alimentos. O GTC também irá incentivar a ocupação de áreas já abertas para a sojicultura e articular ações com outros setores produtivos, como a indústria de insumos, a cadeia da carne e os governos estaduais.

De acordo com a avaliação dos organizadores do evento “Desafios para o Desenvolvimento Agricultura Sustentável”, os problemas a serem enfrentados no Cerrado são de ordem econômica (logística, sanidade, gestão dos riscos e redução da produtividade da terra); ambiental (desmatamento ainda persiste, apesar dos esforços para combatê-lo); e social (pobreza rural).

Ainda estão previstos outros debates no primeiro semestre deste ano (sobre os biomas Cerrado, Caatinga, Amazônia, Mata Atlântica e Pampas e Pantanal). Um relatório da Embrapa contribuirá para identificar os principais desafios para o desenvolvimento. Posteriormente, o BID produzirá o documento “Estratégia País” para os próximos quatro anos.

 

Foto: Ludiamar Albuquerque/Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: