Seminário em Brasília debate conservação do solo e produção de alimentos

“Conservação de solo: Sustentabilidade na produção de alimentos e na segurança hídrica” é o tema do seminário comemorativo ao Dia Nacional de Conservação do Solo, que o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) promove no dia 12 de abril, a partir das 8h, em Brasília. Entre os palestrantes, está o representante da FAO (Organização nas Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) no Brasil, Allan Bojanic.

O evento será realizado no Auditório “Joaquim Ferraz Sampaio” do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) no Eixo Monumental Sul, Via S1, no Setor Sudoeste. Para participar, basta se inscrever aqui.

O seminário será aberto pelo secretário de Mobilidade Social, do Produtor Rural e do Cooperativismo do Mapa, José Dória. Em seguida, Bojanic falará sobre a atuação da FAO como fórum multilateral no fomento à conservação de solos no Brasil e no mundo.

O sistema de plantio direto, sua situação atual e relevância para a agricultura brasileira, com foco na conservação do solo, será abordado pelo presidente da Federação Brasileira de Plantio Direto na Palha (FEBRAPDP), Jonadan Ma.

O impacto do uso de remineralizadores na fertilidade, no manejo e na conservação do solos será o tema da palestra do produtor rural Rogério Vian, de Mineiros (GO). O chefe-geral da Embrapa Solos, José Carlos Polidoro, falará sobre o Programa Nacional de Solos.

Durante o evento também serão abordados outros assuntos, como as estratégias para a inovação tecnológica na agricultura e o manejo conservacionista do solo e sua relevância para o uso eficiente da água na produção agropecuária e a preservação de água na propriedade para a segurança hídrica.

 

Foto: Núbia Correia/Embrapa

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: