Mercado de cavalos da raça crioula atrai novos investidores

Leilão Bocal de Ouro - Crédito AgroEffective Divulgação (1)
Foto: AgroEffective/Divulgação

Além da busca por vagas para a grande final do Freio de Ouro, o Bocal de Ouro será um momento para negócios da raça crioula. Com o mercado reaquecido desde 2017, como mostra o aumento de 41% no faturamento, conforme dados da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a expectativa é que a edição de 2018 tenha pelo menos o mesmo volume de vendas do ano passado. O evento será realizado de quarta-feira (4) a domingo (8), no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS).

De acordo com o leiloeiro e diretor da Trajano Silva Remates, Marcelo Silva, o primeiro trimestre de 2018 começou com os mesmos parâmetros do ano passado, mas o aspecto positivo é o aumento de novos investidores na raça crioula, com um perfil mais de usuário do cavalo do que de criador. “Os animais domados têm tido mais procura do que éguas de cria. O parâmetro foi o último leilão da Cabanha São Rafael, que fez cerca de R$ 30 mil de média com liquidez completa. Estamos vendo um ano com um olhar otimista, com novos patamares de preços sem excessos, mas com boa fluidez”, ressalta.

Para Gonçalo Silva, leiloeiro e diretor do escritório, o momento nunca foi tão bom para o investidor, sendo propício para os novos criadores e usuários que querem montar um plantel. “E essa oferta do Bocal de Ouro culmina com uma qualidade de animais tanto em morfologia quanto em função, com filhos e filhas de grandes campeões, finalistas do Freio de Ouro, campeões em morfologia, éguas prenhes de cavalos comprovados e cotas de grandes garanhões. É uma oferta maravilhosa e nunca esteve tão boa para os investidores. É o ano do comprador”, destaca.

A Trajano Silva Remates será responsável pelos cinco leilões do Bocal de Ouro, todos no Tattersal do Cavalo Crioulo, iniciando às 21h. Na quarta (4), as vendas abrem com o remate das cabanhas Carpe Diem, Mapocho e Passo da Lage. Na quinta (5), é a vez do leilão Infinito e Convidados. Já na sexta (6), ocorre o leilão Don Marcelino e La Castellana. No sábado (7), será promovido o remate especial de 30 anos da Cabanha Malke. No domingo (8), último dia do evento, acontece o leilão da Reconquista Agropecuária.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: