RO: Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Mamoré promove ações sociais

A agropecuária brasileira não só produz alimentos para pôr na mesa dos consumidores internos e de outros países como ainda promove ações sociais. É o que está fazendo, por exemplo, o Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Mamoré (RO), na fronteira com a Bolívia: três vezes por semana (quarta, quinta e sábado, das 8h às 18h), a entidade oferece, com apoio do Salão Líder, cortes gratuitos de cabelo masculino.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Nova Mamoré, Natã Feliciano da Silva, também são desenvolvidas outras ações, como palestras educativas e cursos profissionalizantes – entre eles, o de técnico em agronegócio. Algumas dessas iniciativas ainda servem para que a entidade possa ajudar os produtores a obter declarações de aptidão ao Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
Essas ações têm o apoio da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon), do Senar/RO e da prefeitura do município, por meio da Secretaria de Agricultura. Além disso, o sindicato orienta os produtores no preenchimento do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e em projetos para obtenção de financiamento, por meio do Pronaf, no Banco do Brasil e Banco do Amazonas. Segundo Natã, a entidade atende cerca de 2 mil produtores rurais por ano.
Conforme o presidente do sindicato, Nova Mamoré tem aproximadamente 5 mil propriedades rurais e 12 assentamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), com cerca de 33 mil habitantes. A pecuária se destaca no município, maior produtor de leite de RO e dono do segundo rebanho bovino mais numeroso do estado. Na agricultura, informa Natã, os cultivos mais expressivos são os de café, arroz, milho e banana.
SERVIÇO
Cortes gratuitos de cabelo masculino
Dias: quartas, quintas e sábados
Horário: das 8h às 18h
Local: Salão Líder – Av. Manoel Fernandes dos Santos, 4197 – Centro, atrás da Casa da Lavoura – Nova Mamoré