Observatório de conflitos agrários proposto por Alceu Moreira recebe aval do ministro da Segurança

O deputado federal Alceu Moreira (PMDB-RS) defende que o Ministério da Segurança Pública crie um observatório para compilar de forma oficial os dados relativos aos conflitos agrários no país. A proposta foi apresentada pelo parlamentar ao ministro Raul Jungmann, que deu aval à montagem de um grupo interno no ministério para analisar como efetivá-la. Os dois devem se encontrar no próximo mês para aprofundar o assunto.
Em reunião com o ministro, na noite dessa quarta-feira (4), o deputado enfatizou que não há uma base de dados transparente e com metodologia científica na qual se concentrem informações sobre crimes no campo, de assassinatos até furtos e roubos.
“Hoje os relatórios são divulgados exclusivamente por entidades como a Pastoral da Terra. Crimes, às vezes com ligação com o tráfico de drogas ou brigas familiares, por exemplo, são creditados a conflitos agrários, mesmo sendo crimes comuns, sem nenhuma relação com a temática rural, inflando, assim, os dados muitas vezes com o viés ideológico de quem os coletou”, justificou Alceu Moreira, com base em estudo técnico da Consultoria Legislativa da Câmara, que mostrou a distorção nas divulgações.
O ministro, que já esteve à frente da pasta da Reforma Agrária, concordou com a falta de compilação dos dados e as consequências provocadas.