Câmara: Comissão vai propor solução para embargo europeu à carne de frango

evair de melo 28 vale
Foto:  Alex Ferreira / Câmara dos Deputados

O embargo da União Europeia (UE) à carne de frango brasileiro ameaça cerca de 30 mil empregos – 15 mil diretos e outros 15 mil indiretos –, segundo o deputado Evair de Melo (PP-ES), com base em projeções da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA). Por causa das perdas causadas pela medida, informa Evair de Melo, a Câmara dos Deputados criou uma comissão especial para tentar resolver o impasse com a UE.

O colegiado especial, criado nesta semana, terá a atribuição de elaborar proposta destinada a solucionar o impasse que levou à UE a barrar as compras de carnes de aves de 20 unidades frigoríficas brasileiras, sob alegação de problemas sanitários. A comissão deverá ser instalada na próxima semana e será composta por 34 membros titulares.

Presidente em exercício da Comissão de Agricultura da Câmara, Evair de Melo liderou com outros parlamentares a criação do colegiado especial, que pode ir ao Parlamento Europeu em busca de soluções conjuntas para que o Brasil volte a exportar para a Europa.

Evair de Melo está preocupado com o impacto no mercado interno, inclusive com a ameaça de fechamento de postos de trabalho e paralisação temporária das atividades de plantas frigorificas.

O superintendente técnico da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Bruno Lucci, acrescentou que, além do risco de fechamento de postos, há preocupação com as cerca de 130 mil famílias que vivem da avicultura. “Hoje, 95% deles operam pelo sistema de produção integrada, em que a empresa fornece os insumos, o agricultor faz a criação do animal e ao final é calculado o pagamento”, diz Lucci.

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: