AgroBrasília 2018: Panificadores conhecerão qualidade do trigo do DF

trigo camara colheita
Foto: Fernando Dias/Seapa

Representantes de panificadoras participarão, a convite do Sebrae, da 11ª edição da AgroBrasília – Feira Internacional dos Cerrados, de 15 a 19 deste mês, no Parque Ivaldo Cenci, no PADF. Eles vão conhecer a produção da farinha de trigo da região, considerada a melhor do país. A exposição é promovida pela Cooperativa Agropecuária da Região do Distrito Federal (Coopa-DF).

O DF tem a maior produtividade média de trigo irrigado do país. Nos últimos nove anos, a região vem colhendo 5.734 quilos por hectare, enquanto a média nacional é de 2.397 kg/ha, segundo a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O cultivo do trigo na região surgiu a partir da necessidade dos produtores de feijão de diversificar a produção para manter a fertilidade do solo e evitar o aparecimento de doenças e pragas.

Para agregar valor à produção, a Coopa-DF instalou, em 1992, um moinho com capacidade para produzir 50 toneladas de farinha de trigo ao dia.

Segundo José Guilherme Brenner, vice-presidente da Coopa-DF, a instalação do moinho trouxe muitos benefícios. “O moinho é uma demonstração de oportunidades de uma cooperativa agregar valor à produção do cooperado.”

Brenner também destaca o trabalho da Embrapa para fortalecer a cultura do trigo no DF. “A Embrapa desenvolveu excelentes variedades de trigo para o cultivo na região. Graças a isso, também produzimos a melhor farinha de trigo do Brasil”, enfatiza.

Serviço

AgroBrasília 2018 – Feira Internacional dos Cerrados

Data: 15 a 19 de maio, de 8h30 às 18h

Local: Parque Tecnológico Ivaldo Cenci, BR 251, km 05

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: