Embrapa faz testes com chá-mate descafeinado

cha mate chimarao
 Foto: Daniele Otto/Embrapa

A Embrapa Florestas está promovendo testes sensoriais com chá-mate. O objetivo é verificar a aceitação (método afetivo) de amostras pelos consumidores, a fim de identificar se materiais genéticos descafeinados de erva-mate produzem produtos finais de melhor aceitação ou aceitação similar aos tradicionais.

O teste abrange informações como dados demográficos (sexo, idade, instrução), a aceitabilidade dos produtos (escala hedônica de 9 pontos) e intenção de compra.

Com isso, a Embrapa Florestas busca a interação com os consumidores para troca de experiências e percepções sobre o consumo de erva-mate.

A análise é parte do projeto de pesquisa da Embrapa Florestas “Desenvolvimento de material genético melhorado e tecnologias de produção de erva mate – Fase II”.

Novas opções a produtores rurais e consumidores

Tradicionalmente associada ao consumo de chimarrão e chás, a erva-mate pode ganhar mais utilidades nos mercados de alimentos, cosméticos e detergentes.

Pesquisadores da Embrapa estão trabalhando no desenvolvimento de plantas com teores conhecidos de cafeína e o0utros componentes de interesse, como teobromina e compostos fenólicos (antioxidantes).

Esses trabalhos podem revolucionar o sistema de produção da erva-mate e a forma de consumo, pois abrem caminho para uma variada gama de novos produtos.

Existe potencial para desenvolvimento em diferentes frentes: da cafeína, com bebidas e alimentos energéticos ou descafeinados; da teobromina, com produtos como relaxantes musculares, diuréticos e vasodilatadores; e com compostos fenólicos, os flavonoides, que são antioxidantes e podem trazer benefícios para a saúde, além de aprimorar a composição nutricional e sensorial dos alimentos, bem como ajudar em sua conservação.

Para saber mais sobre as pesquisas, clique aqui.

https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/11010596/genetica-e-manejo-alteram-teor-de-cafeina-em-plantas-de-erva-mate

Da redação, Embrapa Florestas

AGROEMDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: agroemdia@gmail.com - (61) 992446832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: