Câmara ouve Maggi sobre crise no setor de frango nesta terça-feira

maggi 18
Ministro Blairo Maggi – Foto: Antonio Araujo/Mapa

A Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados enviou ofício ao ministro Blairo Maggi convidando-o para participar de reunião nesta terça-feira (19), a partir das 14h, para falar sobre o embargo da União Europeia ao frango brasileiro.

Os deputados da comissão estão preocupados com a crise vivida pela agroindústria de frango. Além do embargo europeu, o setor teve as exportações afetadas pela sobretaxa temporária imposta pela China, dias atrás, às importações do produto brasileiro.

A greve dos caminhoneiros também prejudicou a cadeia produtiva. Segundo a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a paralisação causou impactos totais de R$ 3,150 bilhões ao setor produtor e exportador de aves, suínos, ovos e material genético.

ABPA também aponta a elevação dos custos de produção, devido à forte alta dos preços do milho e da soja e ao estabelecimento da tabela de frete mínimo, como outro fator que está provocando dificuldades ao setor.

Os parlamentares também querem ouvir Maggi sobre as prioridades do Ministério da Agricultura até o fim deste ano. Membros da Comissão de Agricultura do Senado devem participar da reunião.

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: