Índice de Confiança do Agronegócio cai 8,6 pontos percentuais no último trimestre

André Pessoa - Crédito Nestor Tipa Júnior AgroEffective Divulgação
André Pessoa apresenta números do ICAgro – Foto: AgroEffective/Divulgação

O Índice de Confiança do Agronegócio (ICAgro) no último trimestre caiu 8,6 pontos percentuais em relação ao período anterior, fechando em 98,5 pontos, abaixo do índice de 100, considerado o nível de normalidade. O ICAgro foi divulgado durante evento realizado pela Federação das Cooperativas Agropecuárias no Estado do Rio Grande do Sul (FecoAgro/RS), em Porto Alegre (RS). O ICAgro é uma iniciativa da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB) e da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Segundo o consultor da Agroconsult, André Pessoa, que apresentou os índices durante o evento, depois do período pós impeachment da presidente Dilma Rousseff houve aumento no nível de confiança moderado do produtor, que permaneceu até o início do ano. Pela primeira vez, desde então, o nível voltou a baixar da casa dos 100. “Já estamos entrando no índice do pessimismo.”

No ICAgro são entrevistados produtores e representantes de empresas de antes e depois da porteira. Pessoa analisou que os três grupos tiveram queda uniforme, fato raro desde o início da divulgação do índice, em 2013. “Dificilmente há uma migração por igual dos três segmentos. O que pesou no pessimismo foi o índice geral do país, não tanto dentro do negócio do setor.”

No grupo de produtores, houve diferença em relação aos agricultores e pecuaristas. Enquanto o primeiro grupo ainda manteve índice de confiança elevado, o segundo teve queda acentuada.

Pessoa explicou que enquanto os produtores agrícolas tiveram um alento, com a alta dos preços das commodities, embora os custos ainda estejam freando um maior otimismo, os pecuaristas sentem efeitos em relação às crises de imagem após operações como a “Carne Fraca”. O consultor também lembrou que a pesquisa ocorreu durante a greve dos caminhoneiros, mas que os efeitos provavelmente devem ser refletidos no próximo índice.

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: