Cafeicultor ganha nova ferramenta para o combate aos nematoides

cafe 16 8
Foto: Carlos Alberto Alves Meira/Embrapa/Arquivo

O produtor tem um novo aliado contra os nematoides das galhas no café (Meloidogyne exígua). O inseticida Saddler 350 SC da Rotam do Brasil, pertencente ao grupo químico metilcarbamato de oxima, que já era utilizado para o controle de pragas através de tratamento de sementes nas culturas de arroz, feijão, milho e soja, agora está liberado para utilização no café no controle dos vermes de solo.

Os nematoides são pequenos vermes que atacam as raízes do cafeeiro, mas nesse caso tamanho é documento, já que eles são importantes personagens no cenário da cafeicultura nacional. Normalmente os ataques ocorrem em reboleiras e são mais comuns em regiões de solos arenosos, bem como em terras já degradadas, com baixo teor de matéria orgânica. Eles atingem o sistema radicular do cafeeiro, onde causam necroses e rachaduras, afetando o desenvolvimento e a produção das plantas, que podem causar a redução drástica de até 50% na produção, ou a morte dependendo do nível de infestação no cafezal.

Estudo

Estudo realizado pela Rotam em uma fazenda em Garça-SP comprova a efetividade do Saddler 350 SC contra os nematoides. O ensaio avaliou a quantificação de nematoides em raízes e também a produtividade. Segundo o coordenador de marketing da empresa, Lucas Ferreira, o controle sobre o gênero Meloidogyne exigua. por exemplo, foi de 96% na avaliação da primeira aplicação do produto e de 95% na segunda aplicação. “Além disso, a produção foi de 55,78 sacas por hectare, 29% maior frente a 43,23 sacas da testemunha”, explica o profissional.

 

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: