Aprosoja: Sojicultores de MT conhecem agricultura dos EUA

aprosoja visita eua 29
Missão busca troca de conhecimentos nos EUA – Foto: Aprosoja/Divulgação

Um grupo de produtores rurais de Mato Grosso está em viagem para os Estados Unidos nesta semana. Organizada pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja), a Missão EUA tem como objetivo a troca de experiências, o conhecimento de novas tecnologias e processos internacionais que possam ser aplicados na agricultura local.

Na segunda (27), o vice-presidente da Aprosoja, Fernando Cadore, apresentou uma palestra institucional ao USDA (o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). Cadore falou da importância da associação e também de números da produção mato-grossenses de soja e milho, ressaltando que o estado é campeão de produção e alia isso à sustentabilidade.

A comitiva da Aprosoja também teve a oportunidade de conhecer melhor os dados da agricultura norte-americanas. De acordo com o grupo, o que chama a atenção é o grande orçamento do USDA focado em pesquisa e, principalmente, melhoramento genético. “Na soja, por exemplo, eles têm focado no melhoramento da qualidade e do teor de óleo, o que vai ao encontro com o que a Aprosoja tem buscado atualmente”, afirmou Cadore.

Após a visita ao USDA, os produtores se dirigiram para a ASA (American Soybeans Association), entidade semelhante à Aprosoja Brasil. A ASA é uma entidade com 98 anos e foi uma ótima oportunidade de troca de informações, na qual os produtores puderam ver como ela funciona e como é a organização estratégica da entidade para resolver as demandas dos produtores.

Na terça-feira (28), foi a vez de conhecer a bolsa de Chicago CME, oportunidade na qual os visitantes conheceram a história da maior bolsa de commodities do mundo, que nasceu da necessidade de balizar o mercado e pagar preço justo aos produtores. Ainda na CME, eles conheceram ferramentas que auxiliam o gerenciamento de riscos dos preços por imagem de satélite, ferramenta essa que futuramente pode substituir o seguro agrícola.

Outro momento importante da visita foi conhecer o pregão eletrônico e o local onde são filtradas e absorvidas todas as informações que balizam os preços das commodities.

Nesta quarta (29), a visita é na fábrica John Deere, a uma fazenda para mostrar o armazenamento de soja e milho e também à Universidade Agrícola de Iowa.

Uma imersão em novas tecnologias na maior feira de agricultura do mundo. Esta será a experiência da comitiva da Aprosoja na quinta (30), durante a Farm Progress Show, na cidade de Boone. Para finalizar a viagem, na sexta (31), os agricultores conhecem a Universidade Estadual do Iowa (CCUR), o Pioneer Research Center, um centro de pesquisa da empresa, e uma cooperativa local que trabalha com biocombustíveis.

A comitiva da Aprosoja é formada por 17 agricultores, entre diretores e associados.

Da Aprosoja

 

 

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: