Feira internacional em MS é dedicada à agroecologia
“Sistemas agroalimentares, sociobiodiversidade, saúde e educação: desafios e perspectivas” é o tema da Agroecol 2018, que será realizada de 11 a 14 de novembro, no Teatro Glauce Rocha e complexo multiuso do campus da UFMS, em Campo Grande (MS).
“O encontro é realizado desde 2002 e está na sua terceira edição internacional”, diz Luiz Alejandro Lasso, professor da UFMS que coordena a organização. “Vamos discutir temáticas relacionadas à saúde pública, educação, comercialização e uso dos produtos da biodiversidade local, sistemas de produção agroflorestal e alternativos, produção e comercialização de produtos da economia solidária”.
Entre as atividades da Agroecol 2018 estão mesas redondas temáticas com a participação de convidados do Uruguai, Argentina e Colômbia. Também são esperados representantes de universidades do Paraguai e Bolívia no encontro, que irá oferecer palestras ministradas por profissionais do Brasil e exterior, apresentação de trabalhos técnico-científicos, discussões em grupos, minicursos e oficinas, além do intercâmbio de experiências individuais e coletivas.
“É um evento que tem uma preocupação científica e técnica, mas que tem principalmente a intenção de comunicar, de reunir as pessoas interessadas – não só pesquisadores, mas agricultores, produtores, técnicos, estudantes e cidadãos que estejam preocupados com a questão do alimento e sustentabilidade”, diz Alejandro. “O Agroecol é, principalmente, um momento de encontro e celebração”.
Os organizadores esperam um público formado pos agricultores, consumidores, pesquisadores, estudantes, técnicos de extensão rural e gestores de políticas públicas relacionadas à agroecologia. Durante a feira, serão realizados simultaneamente os seguintes eventos: 2º Seminário de Agroecologia da América do Sul; 1ª Jornada Internacional de Educação do Campo; 6º Seminário de Agroecologia de Mato Grosso do Sul; 5º Encontro de Produtores Agroecológicos de Mato Grosso do Sul; e 2º Seminário de Sistemas Agroflorestais em Bases Agroecológicas de Mato Grosso do Sul.
A Agroecol 2018 é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Fundação Oswaldo Cruz/MS, SEMAGRO, UCDB, FAPEC, FETEMS, Núcleo de Agroecologia do Ensino, Pesquisa, Extensão e Saberes Tradicionais de MS, Comissão Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica (CNAPO), Câmara Interministerial de Agroecologia e Produção Orgânica (CIAPO), Segov, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Embrapa Pantanal e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer) com o apoio da Embrapa Agropecuária Oeste. A promoção é realizada pela Sociedade Científica Latino-Americana de Agroecologia, Associação Brasileira de Agroecologia, Fórum Brasileiro de Educação do Campo, Comissão Estadual de Produção Orgânica de Mato Grosso do Sul e Sociedade Brasileira de Sistemas Agroflorestais.
Serviço
Agroecol 2018
Data: 11 a 14 de novembro
Local: Teatro Glauce Rocha e complexo multiuso no campus da UFMS – Av. Costa e Silva – Campo Grande (MS)
Programação
11 de novembro, domingo
14h – Credenciamento lançamento da Feira Agroecológica e de Sementes Crioulas
15h – Abertura oficial do evento com atividades culturais
12 de novembro, segunda-feira
8h – 11h – Credenciamento dos grupos temáticos (GTs) orientados à construção da Carta de Campo Grande
Almoço – feira e atividade cultural
13h30 – 14h30 – Abertura científica do evento
14h30 – 17h30 – mesa redonda de abertura: Sistemas Agroalimentares Globais e Sociobiodiversidade: desafios e perspectivas
Período noturno: atividades culturais
13 de novembro, terça-feira
8h – 11h – mesa redonda 1 (Agroecologia e saúde coletiva: convergindo para a soberania popular) e mesa redonda 2 (Redes de comercialização da agroecologia e economia solidária)
Almoço – feira e atividade cultural
13h – 14h – Apresentação de banners
14h30 – 17h30 – mesa redonda 3 (Sistemas agroflorestais em bases agroecológicas e a transformação da vida das pessoas e de paisagens) e mesa redonda 4 (Produção de grãos orgânicos em base agroecológica)/ reunião CNAPO
Período noturno: atividades culturais
14 de novembro, quarta-feira
8h – 11h – mesa redonda 5 (Educação do campo e agroecologia: debate para a construção do plano estadual de educação do campo) e mesa redonda 6 (Agroindústria familiar dos produtos da sociobiodiversidade e agregação de valor)
Almoço – feira e atividade cultural
13h – 14h – Apresentação de banners
14h – 17h – oficinas técnicas / grupos temáticos / reunião CNAPO
17:15 – Apresentação da Carta de Campo Grande e encerramento cultural
OBS: A Feira da Sociobiodiversidade ocorre durante todo o Agroecol
Da redação, com Embrapa