Produção de trigo aumenta no Brasil e na Argentina, indica Cepea

trigo 16 10
Adversidade climática não afeta a cultura – Lisandra Lunardi/Embrapa

Apesar das adversidades climáticas no Brasil e na Argentina, a produção de trigo nos países deve ser maior que na temporada anterior. Já a oferta mundial pode ser menor.

Segundo dados divulgados na semana passada pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), a oferta brasileira da atual temporada deve chegar a 5,4 milhões de toneladas, 26,6% a mais que a da safra anterior. Isso é resultado da maior produtividade no campo (+19%, a 2,64 toneladas/hectare) e do incremento da área (+6,4%, a 2,03 milhões de ha).

Na Argentina, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) estima produção de 19,5 milhões de t, volume 5,4% acima da safra passada.

Mundialmente, a estimativa do USDA aponta redução de 3,8% na produção de trigo, a 730 milhões de t. Os dados mostram menor oferta na Rússia (-17,6%), Austrália (-13,1%) e União Europeia (-9,3%) no comparativo com a safra anterior. O USDA aponta que, nessas três regiões produtoras, a oferta restrita se deve ao clima desfavorável, que afetou a produtividade.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: