Qualidade deve dificultar negociação da nova safra de trigo

trigo 20 11 11
Clima prejudicou lavouras e colheita do cereal – Arquivo/Embrapa

A oferta brasileira de trigo deve crescer frente à anterior, mas a qualidade é menor devido ao clima. Conforme pesquisadores do Cepea, no segundo trimestre deste ano, a falta de chuva dificultou o cultivo e desfavoreceu o desenvolvimento das lavouras. Já a partir da segunda quinzena de setembro, no período de colheita, foram as chuvas mais intensas que prejudicaram o trigo.

Em ambiente de maior oferta e de qualidade inferior, é comum haver pressão dos compradores, especialmente considerando-se a demanda desaquecida dos segmentos atacadistas e varejistas, os bons estoques domésticos e a possibilidade de compras externas a preços atrativos.

Nesse cenário, produtores terão os desafios de atrair consumidores e de manter a rentabilidade. Por enquanto, a demanda por trigo deve vir de indústrias de ração animal, especialmente devido aos menores preços deste cereal frente ao milho, especialmente.

Do Cepea

AGROemDIA

O AGROemDIA é um site especializado no agrojornalismo, produzido por jornalistas com anos de experiência na cobertura do agro. Seu foco é a agropecuária, a agroindústria, a agricultura urbana, a agroecologia, a agricultura orgânica, a assistência técnica e a extensão rural, o cooperativismo, o meio ambiente, a pesquisa e a inovação tecnológica, o comércio exterior e as políticas públicas voltadas ao setor. O AGROemDIA é produzido em Brasília. E-mail: contato@agroemdia.com.br - (61) 99244.6832

Deixe uma resposta